Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica |
Autor : | Ribeiro, Disneylândia Maria Silva, Maria Simone da Lustosa, Francisca Geny |
Palabras clave : | Educação especial;Educação inclusiva;Formação de professores;Pessoa com deficiência;Inclusão socioeducacional;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Atendimento Educacional Especializado (AEE);Alfabetização |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Editora CRV |
Citación : | RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696 |
ISBN : | 978-85-444-2499-5 |
Aparece en las colecciones: | PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_dmribeiro_mssilva_fglustosa.pdf | 591,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.