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dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.contributor.authorRibeiro, Disneylândia Maria-
dc.date.accessioned2020-10-10T01:48:53Z-
dc.date.available2020-10-10T01:48:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleInclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção.pt_BR
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

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