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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Disneylândia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-10T01:48:53Z | - |
dc.date.available | 2020-10-10T01:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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