Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54565
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O ensino de língua espanhola vinculado à literatura |
Autor(es): | Silva, Raíssa de França Lima, Cíntia Alexandrina França de |
Palavras-chave: | Literatura;Ensino de literatura em E/LE;Professores de E/LE |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | SILVA, Raíssa de França; LIMA, Cíntia Alexandrina França de. O ensino de língua espanhola vinculado à literatura. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 4, v. 1, n. 5, p. 91-103, jun. 2018. |
Resumo: | Partindo da necessidade do ensino de literatura em E/LE, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a influência que a mesma exerce na formação de indivíduos como cidadãos coletivos pertencentes a uma sociedade, tendo em vista a função humanizadora da literatura (CÂNDIDO, 2009). Em razão disto, apresentamos algumas propostas para que estudantes e professores de E/LE desenvolvam em suas aulas uma inter-relação e correlação abrangendo não só aspectos linguísticos da segunda língua na literatura, como, também, suas facetas culturais, ideológicas e sócio-históricas retiradas de obras literárias que foram levadas para as aulas e produziram um resultado satisfatório na aprendizagem. As discussões apresentam propostas e práticas didáticas que serão levadas para as aulas de forma simples, mas eficazes a fim de transformar esta possibilidade em uma realidade. A literatura desempenha uma contribuição direta para o processo de educação, socialização, proximidade com outras culturas e aprendizado, e isto torna e tornará mais efetivo o ensino de língua espanhola e a educação em nossas práticas como professores. |
Resumen: | A partir de la necesidad de la enseñanza de literatura en E/LE, el presente trabajo tiene como objetivo mostrar la influencia que la misma ejerce en la formación de individuos como ciudadanos colectivos pertenecientes a una sociedad, teniendo en vista la función humanizadora de la literatura (CÂNDIDO, 2009). En consecuencia, presentamos algunas propuestas para que estudiantes y profesores de E/LE desarrollen en sus clases una interrelación y correlación que abarquen no sólo aspectos lingüísticos de la segunda lengua en la literatura, sino también sus facetas culturales, ideológicas y sociohistóricas de las obras literarias que fueron llevadas a las clases y produjeron un resultado satisfactorio en el aprendizaje. Las discusiones presentan propuestas y prácticas didácticas que serán llevadas a las clases de forma simple, pero eficaces para transformar esta posibilidad en una realidad. La literatura desempeña una contribución directa al proceso de educación, socialización, proximidad a otras culturas y aprendizaje, y esto hace y hará más efectiva la enseñanza de lengua española y la educación en nuestras prácticas como profesores. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54565 |
ISSN: | 2318-0099 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rfsilvacaflima.pdf | 321,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.