Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54565
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de língua espanhola vinculado à literatura
Autor(es): Silva, Raíssa de França
Lima, Cíntia Alexandrina França de
Palavras-chave: Literatura;Ensino de literatura em E/LE;Professores de E/LE
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: SILVA, Raíssa de França; LIMA, Cíntia Alexandrina França de. O ensino de língua espanhola vinculado à literatura. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 4, v. 1, n. 5, p. 91-103, jun. 2018.
Resumo: Partindo da necessidade do ensino de literatura em E/LE, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a influência que a mesma exerce na formação de indivíduos como cidadãos coletivos pertencentes a uma sociedade, tendo em vista a função humanizadora da literatura (CÂNDIDO, 2009). Em razão disto, apresentamos algumas propostas para que estudantes e professores de E/LE desenvolvam em suas aulas uma inter-relação e correlação abrangendo não só aspectos linguísticos da segunda língua na literatura, como, também, suas facetas culturais, ideológicas e sócio-históricas retiradas de obras literárias que foram levadas para as aulas e produziram um resultado satisfatório na aprendizagem. As discussões apresentam propostas e práticas didáticas que serão levadas para as aulas de forma simples, mas eficazes a fim de transformar esta possibilidade em uma realidade. A literatura desempenha uma contribuição direta para o processo de educação, socialização, proximidade com outras culturas e aprendizado, e isto torna e tornará mais efetivo o ensino de língua espanhola e a educação em nossas práticas como professores.
Resumen: A partir de la necesidad de la enseñanza de literatura en E/LE, el presente trabajo tiene como objetivo mostrar la influencia que la misma ejerce en la formación de individuos como ciudadanos colectivos pertenecientes a una sociedad, teniendo en vista la función humanizadora de la literatura (CÂNDIDO, 2009). En consecuencia, presentamos algunas propuestas para que estudiantes y profesores de E/LE desarrollen en sus clases una interrelación y correlación que abarquen no sólo aspectos lingüísticos de la segunda lengua en la literatura, sino también sus facetas culturales, ideológicas y sociohistóricas de las obras literarias que fueron llevadas a las clases y produjeron un resultado satisfactorio en el aprendizaje. Las discusiones presentan propuestas y prácticas didácticas que serán llevadas a las clases de forma simple, pero eficaces para transformar esta posibilidad en una realidad. La literatura desempeña una contribución directa al proceso de educación, socialización, proximidad a otras culturas y aprendizaje, y esto hace y hará más efectiva la enseñanza de lengua española y la educación en nuestras prácticas como profesores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54565
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rfsilvacaflima.pdf321,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.