Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54540
Type: Artigo de Periódico
Title: Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças: uma experiência da área hospitalar
Title in English: Development of an extension course in child health for nursing: an experience in the hospital area
Authors: Oliveira, Jonas Sâmi Albuquerque de
Andrade, Fábia Barbosa de
Souza, Dandara Rayssa Silva de
Rezende, Guilherme Mota de
Keywords: Pediatria;Educação Permanente;Enfermagem
Issue Date: 2020
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: OLIVEIRA, Jônas Sâmi Albuquerque de et al. Desenvolvimento e avaliação de um curso sobre o cuidado de enfermagem às crianças: uma experiência da área hospitalar. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 2, p. 16-28, abr./jul. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução: trata-se de um relato de experiência do planejamento, organização, operacionalização e avaliação de um projeto de extensão desenvolvido no formato de curso de extensão com base nos princípios da educação permanente. O momento de educação permanente deu-se a partir da parceria entre os docentes do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a Secretaria Estadual de Saúde desse estado. Métodos: o curso foi planejado pela instituição de ensino, organizado e operacionalizado nas salas de aulas e laboratórios de habilidades do departamento de enfermagem da universidade, no período de 3 meses, com duração total de 40 horas. Resultados e Discussão: participaram do curso 43 técnicos de Enfermagem e enfermeiros que exercem suas atividades em hospital de referência em acidentes, violências e traumas do público infantil. A maior parte dos profissionais avaliou como ótimo o curso e relatou a oportunidade de aprendizagem com algo significativo em suas vidas profissionais e pessoais. Conclusão: os resultados afirmam o compromisso social dos cursos extensão realizados pelas universidades. Além disso, cabe destacar o quão são mais eficientes as propostas de educação permanente quando se considera a interlocução com conhecimentos dos envolvidos em todo o processo.
Abstract: Introduction: this is an experience report on the planning, organization, operation and evaluation of an extension project developed in the format of an extension course based on the principles of permanent education. The moment of permanent education came from the partnership between the professors of the Nursing department of the Federal University of Rio Grande do Norte with the State Health Secretariat of that state. Methods: the course was planned by the educational institution, organized and operated in the classrooms and skills labs of the university's nursing department, over a 3-month period, with a total duration of 40 hours. Results and Discussion: 43 nursing technicians and nurses participated in the course, who work in a reference hospital in accidents, violence and traumas for children. Most professionals rated the course as excellent and reported the learning opportunity with something significant in their professional and personal lives. Conclusion: the results affirm the social commitment of extension courses taken by universities. In addition, it is worth noting how much more effective permanent education proposals are when considering the dialogue with knowledge of those involved in the entire process
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54540
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_jsaoliveira.pdf371,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.