Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54517
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Material educativo digital sobre morte e morrer: círculos de cultura virtual na graduação em Enfermagem |
Título en inglés: | Digital educational material on death and dying: virtual culture circles in nursing undergraduate |
Autor : | Oliveira, Alfredo Almeida Pina de Pereira, Helen Chaves Santos, Aretusa Thame de Morais |
Palabras clave : | Tecnologia Educaciona;Estudantes de Enfermagem;Atitude Frente à Morte |
Fecha de publicación : | abr-2020 |
Editorial : | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citación : | OLIVEIRA, Alfredo Almeida Pina de et al. Material educativo digital sobre morte e morrer: círculos de cultura virtual na graduação em Enfermagem. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 2, p. 89-102, abr./jul. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Introdução: Preparar os estudantes de graduação em Enfermagem para o processo de morte e morrer pode contribuir para o cuidado sensível a aspectos socioculturais, físicos, emocionais e espirituais. Objetivo: Construir colaborativamente um material educativo digital relacionado às competências para lidar com o cuidado no processo de morte e morrer. Método: Tratou-se de uma pesquisa-ação realizada em grupo fechado no Facebook®, com delineamento de Círculos de Cultura Virtual e fundamentada na problematização em Paulo Freire, com o intuito de promover a elaboração de um protótipo de material educativo digital com foco em incentivar competências básicas para cuidar na terminalidade da vida. Empregouse a análise temática de conteúdo nos registros das interações entre os participantes no ambiente virtual. Resultados: Emergiram duas categorias, denominadas “A complexidade do cuidado no processo de morte e morrer” e “O enfrentamento pessoal relacionado ao cuidar na finitude da vida”, subsidiárias para a elaboração de uma página web intitulada “Primeiros passos para lidar com o processo de morte e morrer”. Conclusão: A construção colaborativa desse material educativo digital foi relevante para o desenvolvimento básico de competências sobre morte e morrer. |
Abstract: | Introduction: Preparing undergraduate nursing students for the process of death and dying can contribute to providing sensitive care regarding sociocultural, physical, emotional, and spiritual aspects. Objective: To build a digital educational material related to competences to deal with care in the process of dying and dying. Method: this is action research conducted in a closed group on Facebook® designed into Virtual Culture Circles and based on the problematization in Paulo Freire’s underpinning in order to promote the development of a prototype of digital educational material focusing on skills to care at the end of life. We adopted thematic content analysis in the records of interactions between participants in the virtual environment. Results: Two categories emerged called "The Complexity of Care in the Process of Dying and Dying" and "The Personal Coping Related to Caring for the End of Life" for the elaboration of a web page entitled "First Steps in Dealing with the Death and Dying process". Conclusion: We evinced a Web page collaborative construction for the essential development of death and dying competencies. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54517 |
ISSN : | 2525-9563 |
Aparece en las colecciones: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_aapoliveira.pdf | 303,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.