Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54412
Type: Artigo de Periódico
Title: Programa de Educação Permanente em Saúde da Família: uma estratégia de cursos mediados por tecnologia para trabalhadores da saúde
Title in English: Family Health Continuing Education Program: a technology-mediated course strategy for health workers
Authors: Cortez, Lyane Ramalho
Silva, José Adailton da
Feitosa, Eva Emanuela Lopes Cavalcante
Valença, Cecília Nogueira
Machiavelli, Josiane Lemos
Keywords: Educação Permanente em Saúde;Saúde da Família;Sistema Único de Saúde
Issue Date: Jan-2020
Publisher: Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais
Citation: CORTEZ, Lyane Ramalho et al. Programa de Educação Permanente em Saúde da Família: uma estratégia de cursos mediados por tecnologia para trabalhadores da saúde. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução:oPrograma de Educação Permanente em Saúde da Família–PEPSUS apresenta três formas de ingressos: especialização, aperfeiçoamento e extensão. Desenvolvido a partir da modalidadea distância,temcomo público-alvo os trabalhadores da saúdee utilizametodologia problematizadora. Objetivo:relataro caminho percorrido para a construção do PEPSUS, incluindo a escrita do projeto pedagógico, definição e preparação dos conteudistas, implementação dos conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem(AVA)e oferta dos cursos.Método:trata-se de um relato de experiência, descritivo, crítico e reflexivo, construído a partir percepção das vivências dos profissionais e gestores do PEPSUS, sistematizado em ordem cronológica dos acontecimentos.Resultado:oprograma implementou módulos no formato de extensãono AVASUS, assim como duas turmas de especialização. Ademais, conta com quinzemódulos em fase de finalização para inserção na plataforma.Conclusão:os grandes diferenciais do Programa são: construção de modo colaborativo envolvendo diversas instituições e especialistas; possibilidade de definição dos itinerários formativos; proposta demodelo de Trabalho de Conclusão de Cursodesenvolvido de modo integrado aos módulos obrigatórios da especialização provocando um olhar crítico para a realidadeavaliando constantemente o processo de trabalho e compreendendo a educação permanente como importante estratégia para a mudança da realidade no Sistema Único de Saúde.
Abstract: Introduction: The Program of Permanent Education in Family Health –PEPSUS presents three forms of admission: specialization, improvement and extension, developed from the distance modality, having as target audience the health workers and using problematizing methodology. Objective:To report the path taken for the construction of PEPSUS, including the writing of the pedagogical project, the definition and preparation of content, the implementation of the contents in the virtual learning environment and the offer of courses. Method:This is an experience report, descriptive, critical and reflective, built from the perception of the experiences of PEPSUS professionals and managers, systematized in chronological order of events. Result:The program implemented extension format modules in theAVASUS as well as two specialization classes. In addition, it has fifteen modules being finalized for insertion into the platform. Conclusion:The great differentials of the Program are: collaborative construction, involvingseveral institutions and specialists; enable the definition of formative itineraries; to propose a Completion of Course Workmodel developed in an integrated way to the required modules of specialization provoking a critical look at reality constantly evaluating the work process and understanding permanent education as an important strategy for changing reality in the Unified Health System.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54412
ISSN: 2525-9563
Appears in Collections:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_lrcortez.pdf529,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.