Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cursino, Jose Ricardo Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Calista, Andrea Abreu | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Jefferson Elder da Mota | - |
dc.contributor.author | Campos Filho, Amadeu Sá de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T21:12:30Z | - |
dc.date.available | 2020-09-30T21:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-01 | - |
dc.identifier.citation | CURSINO, Jose Ricardo Vasconcelos et al. Uma revisão integrativa sobre o uso de Chatbot para subsidiar o ensino na área da saúde. Rev. Saúde Digital Tec. Educ., Fortaleza, CE, v. 5, n. 1, p.108-122, jan./abr. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-9563 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54388 | - |
dc.description.abstract | Introduction: The growth in the use of educational technologies has intensified as the years go by. One of these technologies are the Chatbots, an intelligent agent of dialogue through messages, its use in health has already proved promising as it is implemented in several areas.Objective: To analyze the academic production of chatbots applied in health education, from 2013 to 2019. Method: Integrative review, carried out from the combination of 12 descriptors, divided into 3 domains, into 6 databases, in Portuguese andEnglish languages. Results and discussion: With 416 initial results, which after going through the inclusion and exclusion criteria resulted in 31 publications used in this review. After analysis, it was noted thatthe main usesof Chatbotsarein education (41.9%), andin usingas an instrument to support professionals (22.5%). Conclusion: It has concluded that the use of chatbots for the assistance and teaching of patients, students and professionals is effective but a greater dissemination of this technology is necessary in order to promote the more effective use of chatbots. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.title | Uma revisão integrativa sobre o uso de Chatbot para subsidiar o ensino na área da saúde | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: O crescimento do uso de tecnologias educacionais se intensificou com o passar dos anos. Uma dessas tecnologias é o Chatbots, um Agente Inteligente de diálogo por meio de mensagens, em que seu uso na saúde já se mostrou promissor ao ser implementado em diversas áreas. Objetivo:Analisar a produção acadêmica de chatbots aplicados na educação em saúde, noperíodode 2013à2019. Método:Revisão integrativa, realizada a partir da combinação de 12 descritores, divididos em trêsdomínios, em seis basesde dados, nas línguas portuguesae inglesa. Resultados e discussão:Com 416 resultados iniciais, que após passar pelos critérios de inclusão e exclusão apresentaram-seem 31 publicações utilizadas nesta revisão. Após análise,notou-seque os principais usos do Chatbotsão na educação (41,9%) e na utilização como instrumento de apoio aos profissionais de saúde (22,5%). Conclusão:Concluiu-seque a utilização de chatbots para o auxílio e o ensino aos pacientes, estudantes e profissionais é evidentemente eficaz, mas se faznecessária uma maiordifusão dessa tecnologia com o objetivo de promover o uso mais efetivo dos chatbots. | pt_BR |
dc.title.en | An Integrative Review on the Use of Chatbot to Support Health Education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_jrvcursino.pdf | 592,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.