Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.contributor.authorCatrib, Sarah Fontenelle-
dc.date.accessioned2020-09-25T12:33:28Z-
dc.date.available2020-09-25T12:33:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCATRIB, Sarah Fontenelle. Com a batuta e sob a regência, o professor de arte: experiências de ensino e avaliação dos conteúdos de música nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Orientadora: Ana Paula de Medeiros Ribeiro. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54290-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the teaching and evaluating practices of the music content employed by an art teacher in the final years of Elementary School in the municipal network of Fortaleza. In pursuing this general goal, the investigation dealt with more specific questions such as the art teacher’s knowledge about learning assessment, the teaching and evaluating methodologies utilized by her, and the assessment instruments proposed to the students. Therefore, we used field and documentary research, with data being collected by class observations, a semi-structured interview with the teacher and analysis of the assessment instruments applied. The data analysis was performed in accordance with the content (BARDIN, 2016), which allowed the identification of four units of analysis: (I) conceptions about planning and teaching practices; (II) conceptions about assessment; (III) observed educational practice and its relationship with associated evaluative practices; and (IV) assessment instruments. The study brings as theoretical foundation references in the fields of educational evaluation and musical education, utilizing the studies of authors such as Vianna (2000), Zabala (1998), Luckesi (1997) and Perrenoud (1999), who contribute to the reflection on learning assessment practice; and studies of music educators such as Fonterrada (2008), Penna (2015) e França (2010; 2014), who collaborate to the contextualization of music teaching in Brazilian public school, as well as to present the evaluative perspectives in school music education. Thus, through this research we diagnosed the reality of the teaching and evaluating practices of the music content in the public school in question, revealing the need to adapt the teaching and evaluating methodologies utilized, the contents taught and evaluated, as well as establishing a progressivity of such contents over the years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de artept_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.titleCom a batuta e sob a regência, o professor de arte: experiências de ensino e avaliação dos conteúdos de música nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa teve o objetivo de analisar as práticas de ensino e de avaliação dos conteúdos de música empregadas por uma professora de arte dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Fortaleza. Buscando atingir esse objetivo geral, a investigação também tratou de questões mais específicas como o conhecimento da professora de arte sobre avaliação da aprendizagem, as metodologias de ensino e avaliação utilizadas por ela, e os instrumentos de avaliação propostos aos alunos. Para tanto, foram utilizadas as pesquisas de campo e documental, sendo os dados coletados por meio de observações de aulas, de entrevista semiestruturada realizada com a docente e da análise dos instrumentos de avaliação aplicados. A análise desses dados foi realizada por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), que possibilitou a identificação de quatro unidades de análise: (I) concepções sobre planejamento e prática de ensino, (II) concepções sobre avaliação, (III) prática educativa observada e suas relações com as práticas avaliativas associadas; e (IV) instrumentos avaliativos. O estudo traz como fundamentação teórica referenciais das áreas de avaliação educacional e de educação musical, utilizando estudos de autores como Vianna (2000), Zabala (1998), Luckesi (1997) e Perrenoud (1999) que contribuem para a reflexão sobre a prática de avaliação da aprendizagem; e estudos de educadores musicais como Fonterrada (2008), Penna (2015) e França (2010; 2014), que colaboram para a contextualização do ensino de música na escola pública brasileira, bem como para a apresentação das perspectivas avaliativas na educação musical escolar. Assim, por meio desta pesquisa foi possível diagnosticar a realidade da prática do ensino e da avaliação dos conteúdos de música na escola pública em questão, que revelou a necessidades de adequação entre as metodologias de ensino e avaliação utilizadas, entre os conteúdos ensinados e avaliados, bem como o estabelecimento de uma progressividade desses conteúdos no decorres dos anos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_sfcatrib.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.