Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54289
Tipo: | Tese |
Título: | Ensino médio integrado no estado do Ceará: o empreendedorismo como perspectiva de formação para os jovens da escola pública |
Autor(es): | Silva, Catarina Angélica Antunes da |
Orientador: | Arrais Neto, Enéas de Araújo |
Palavras-chave: | Ensino profissional;Ensino médio;Educação - Finalidades e objetivos;Empreendedorismo;Trabalho - Aspectos sociais |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SILVA, Catarina Angélica Antunes da. Ensino médio integrado no estado do Ceará: o empreendedorismo como perspectiva de formação para os jovens da escola pública. 2020. 124f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumo: | Discute-se o projeto de educação empreendedora direcionado para o ensino médio profissionalizante, alardeado como educação integral, como nada mais sendo do que uma estratégia da elite para perpetuar o desigual lugar social dos filhos da classe trabalhadora, em relação aos filhos das elites. O discurso empreendedor organiza-se ideologicamente como uma concepção de mundo, no sentido dado por Gramsci, e vale-se da premissa de que a educação sob a óptica empreendedora é a única saída para o jovem enfrentar os desafios e as consequências do processo de internacionalização do capital, particularmente a crise estrutural do trabalho assalariado, a progressiva desigualdade e exclusão social, assim como a pobreza material. Esse tipo de escola, por mais que se identifiquem seus méritos, tem um objetivo claro: entregar um modelo de educação destinado aos jovens do ensino médio, assentada numa perspectiva para o empreendedorismo, ou seja, assegurar a não garantia do acesso a uma educação integral, defendida por vários autores marxistas/marxianos. Este é fato constatado historicamente, visto que, desde o início do século XX, pretextos óbvios, a formação profissional tem público muito definido na sociedade, ou seja, a classe trabalhadora, e o trabalho, sob a maneira peculiar que se exterioriza nos moldes da produção capitalista, cujo objetivo é a produção e acumulação de riqueza. Além disso, examina-se a formação humana no contexto da educação básica, trazendo reflexões para a trajetória do atual ensino médio profissionalizante brasileiro, contraposta à visão capitalista de empreendedorismo, que está sendo disseminada no ensino profissionalizante. Para isso, é preciso problematizar a relação trabalho e educação e suas dualidades, para que, com suporte em um novo prisma, sejam enxergados caminhos a trilhar a fim de se aportar a uma educação emancipadora. As análises desenvolvidas refletem uma pesquisa de caráter bibliográfico, assentada no materialismo dialético, no qual prevalece a concepção marxista/marxiana do trabalho, com amparo em autores que se esforçam para compreender essa mesma temática, a exemplo de Gramsci (1978, 1991, 2000, 2005, 2010); Nosella (1992,1998, 2010), Saviani (2003, 2007), Nogueira (1998), Kosik (1976), Manacorda (1990, 2010), Arrais Neto (2004,2006, 2017) - dentre outros - e de alguns documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96; o Decreto nº 5.154/2004; o Decreto nº 6.302/07, que instituiu o Programa Brasil Profissionalizado, entre outros. Por fim, se insere no debate que analisa as políticas tendidas para a Educação Profissional do Ensino Médio (EEEP) e discute, desde uma perspectiva crítica, a atual proposta de escolarização da classe trabalhadora cearense, promovida por meio das escolas profissionalizantes, as EEEP’s, implantadas no Ceará, com início em 2008. Malgrado a proposta de ensino médio profissional defender, no nível do discurso, a perspectiva de uma educação integral, na prática, o grande compromisso desse modelo de escola é atender os anseios do capitalismo, por intermédio da ilusão do empreendedorismo como perspectiva de formação para os jovens da escola pública. |
Abstract: | It discusses the entrepreneurial education project aimed at vocational high school, touted as integral education, as nothing more than an elite strategy to perpetuate the unequal social place of the children of the working class, in relation to the children of the elites. The entrepreneurial discourse is ideologically organized as a world conception, in the sense given by Gramsci, and uses the premise that education from an entrepreneurial perspective is the only way for young people to face the challenges and consequences of the internationalization process capital, particularly the structural crisis of wage labor, the progressive inequality and social exclusion, as well as material poverty. This type of school, however much its merits are identified, has a clear objective: to deliver an education model for high school youth, based on a perspective for entrepreneurship, that is, to ensure that access to comprehensive education is not guaranteed, defended by several Marxist / Marxian authors. This is a fact historically verified, since, since the beginning of the 20th century, obvious pretexts, professional training has a very defined public in society, that is, the working class, and work, in the peculiar way that is expressed along the lines of capitalist production, whose objective is the production and accumulation of wealth. In addition, human education in the context of basic education is examined, bringing reflections to the trajectory of the current Brazilian vocational high school, as opposed to the capitalist vision of entrepreneurship, which is being disseminated in vocational education. For that, it is necessary to problematize the relationship between work and education and its dualities, so that, supported by a new prism, ways can be seen to follow in order to contribute to an emancipating education. The analyzes developed reflect a bibliographic research, based on dialectical materialism, in which the Marxist / Marxian conception of work prevails, supported by authors who strive to understand this same theme, like Gramsci (1978, 1991, 2000, 2005, 2010); Nosella (1992,1998, 2010), Saviani (2003, 2007), Nogueira (1998), Kosik (1976), Manacorda (1990, 2010), Arrais Neto (2004, 2006, 2017) - among others - and some official documents, such as the National Education Guidelines and Bases Law, nº 9.394 / 96; Decree No. 5,154 / 2004; Decree No. 6,302 / 07, which instituted the Brasil Profissionalizado Program, among others. Finally, it is part of the debate that analyzes the policies aimed at Vocational Education in Secondary Education (EEEP) and discusses, from a critical perspective, the current proposal for schooling in the Ceará working class, promoted through vocational schools, the EEEP's, implanted in Ceará, beginning in 2008. Despite the proposal of professional high school to defend, in the discourse level, the perspective of an integral education, in practice, the great commitment of this model of school is to attend the yearnings of capitalism, through the illusion of entrepreneurship as a training perspective for young people in public schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54289 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tese_caadasilva.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.