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dc.contributor.advisorPereira, Ricardo Antônio de Castro-
dc.contributor.authorGomes, José Weligton Félix-
dc.date.accessioned2013-07-16T21:45:32Z-
dc.date.available2013-07-16T21:45:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationGOMES, José Weligton Félix. Modelo de equilíbrio geral computável para análise de políticas fiscais com agentes heterogêneos restritos e não restritos ao crédito. 2012. 38 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5412-
dc.description.abstractThis research aims to develop a computable general equilibrium model with heterogeneous agents restricted (p-type) and not restricted to credit (q-type) for policy analysis. We used data from the National Accounts (IBGE), PNAD (2009), IPEADATA, to calibrate the model according to the Brazilian economy in 2009. According to the model 11:31% of agents (p-type) generate 0:65% of the total income and are responsible for paying 0:66% of the total tax burden. While other agents (q-type) generate 99:35% of income accounting for 99:34% of the payment of the tax burden. In terms of importance of sources of income, while for p-type income transfers correspond to 55% of labor income for agents of q-type these account for only 16%, which leads to di erent choices of work and leisure between these two types of agents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica fiscalpt_BR
dc.titleModelo de equilíbrio geral computável para análise de políticas fiscais com agentes heterogêneos restritos e não restritos ao créditopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de equili brio geral computável com agentes heterogêneos restritos (tipo p) e não restritos ao cr édito (tipo q) para ns de an álise de pol itica. Utilizou-se dados das Contas Nacionais (IBGE), PNAD (2009), IPEADATA, para calibrar o modelo segundo a economia brasileira no ano de 2009. De acordo com o modelo, 11; 31% dos agentes (tipo p) geram 0; 65% do total da renda e são responsáveis por pagar 0; 66% da carga total tribut aria. Enquanto que os demais agentes (tipo q) geram 99; 35% da renda sendo respons áveis por 99; 34% do pagamento da carga tribut aria. Em termos de importância das fontes de rendimentos, enquanto para o tipo prendas de transferências correspondem a 55% da renda do trabalho, para agentes do tipo q estas correspondem a apenas 16%, o que provoca escolhas distintas de trabalho e lazer entre esses dois tipos de agentes.pt_BR
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