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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maria Lucimar Maranhão-
dc.contributor.authorLima, Ruth Maria Maranhão-
dc.contributor.authorOliveira, Michael Felipe Costa de-
dc.contributor.authorFrota, Renan Mendes-
dc.contributor.authorLima Filho, José Edvaldo-
dc.date.accessioned2020-09-15T19:27:30Z-
dc.date.available2020-09-15T19:27:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn21785600-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectFerramentas de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleO Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de químicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades.pt_BR
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