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Tipo: Artigo de Evento
Título : O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
Autor : Lima, Maria Lucimar Maranhão
Lima, Ruth Maria Maranhão
Oliveira, Michael Felipe Costa de
Frota, Renan Mendes
Lima Filho, José Edvaldo
Palabras clave : Jogos;Ferramentas de aprendizagem;Ensino de química
Fecha de publicación : 2016
Citación : LIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047
ISSN : 21785600
Aparece en las colecciones: DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

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