Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54009
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O jogo didático de trilha como estratégia de ensino de geografia |
Título em inglês: | The didactic track game as a geography teaching strategy |
Autor(es): | Miranda, Marcelo Ricardo Bezerra de Vieira, João Luiz da Silva |
Palavras-chave: | Recurso didático;Estratégia didática;Tempo geológico;Domínio morfoclimático |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Geosaberes |
Citação: | MIRANDA, Marcelo Ricardo Bezerra de; VIEIRA, João Luiz da Silva. O jogo didático de trilha como estratégia de ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 1 - 13, set. 2019. |
Resumo: | A educação lida com desafios como a necessidade de desenvolver aulas mais dinâmicas e participativas, frente a um mundo com tantas informações tecnológicas disponíveis, as aulas expositivas não atraem os estudantes. Nesse cenário foi formulado o jogo didático no formato de trilha, um jogo muito utilizado pelos jovens, objetivando analisar o impacto desse recurso nas aulas de Geografia. O tema escolhido para produzir os jogos foi o tempo geológico e domínios morfoclimáticos brasileiros. Foi apresentado para estudantes que não tinham estudado o tema e outros que já o estudaram, considerando desta maneira ser possível comparar os resultados e avaliar a viabilidade. Após a participação no jogo esses mostraram receptividade e argumentaram ser essa estratégia um meio potencial para os docentes tornar suas aulas participativas e viabilizar caminhos para concretização da aprendizagem. |
Abstract: | The education deals with challenges such as the need to develop more dynamic and participative classes, facing a world with so much technological information available, the expositives classes are not attractive to the students. In this scenario it was formulated a didactic game in track format, a game very used by the teenagers, aiming to analyze the impact of this resource in the geography classes. The theme chosen to produce the games was the geological time and the Brazilian morphoclimatic domains. It was presented to the students that didn’t studied the theme before and to others that already did, considering in this way to be able to compare the results and evaluate the viability. After participation in the game, they showed receptivity and argumented that this strategy is a potential means for teachers to make their classes participative and viability ways to the concretization of the learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54009 |
ISSN: | 2178-0463 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mrbdmiranda.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.