Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Marcelo Ricardo Bezerra de-
dc.contributor.authorVieira, João Luiz da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-15T10:09:49Z-
dc.date.available2020-09-15T10:09:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMIRANDA, Marcelo Ricardo Bezerra de; VIEIRA, João Luiz da Silva. O jogo didático de trilha como estratégia de ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 22, p. 1 - 13, set. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54009-
dc.description.abstractThe education deals with challenges such as the need to develop more dynamic and participative classes, facing a world with so much technological information available, the expositives classes are not attractive to the students. In this scenario it was formulated a didactic game in track format, a game very used by the teenagers, aiming to analyze the impact of this resource in the geography classes. The theme chosen to produce the games was the geological time and the Brazilian morphoclimatic domains. It was presented to the students that didn’t studied the theme before and to others that already did, considering in this way to be able to compare the results and evaluate the viability. After participation in the game, they showed receptivity and argumented that this strategy is a potential means for teachers to make their classes participative and viability ways to the concretization of the learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectTempo geológicopt_BR
dc.subjectDomínio morfoclimáticopt_BR
dc.titleO jogo didático de trilha como estratégia de ensino de geografiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação lida com desafios como a necessidade de desenvolver aulas mais dinâmicas e participativas, frente a um mundo com tantas informações tecnológicas disponíveis, as aulas expositivas não atraem os estudantes. Nesse cenário foi formulado o jogo didático no formato de trilha, um jogo muito utilizado pelos jovens, objetivando analisar o impacto desse recurso nas aulas de Geografia. O tema escolhido para produzir os jogos foi o tempo geológico e domínios morfoclimáticos brasileiros. Foi apresentado para estudantes que não tinham estudado o tema e outros que já o estudaram, considerando desta maneira ser possível comparar os resultados e avaliar a viabilidade. Após a participação no jogo esses mostraram receptividade e argumentaram ser essa estratégia um meio potencial para os docentes tornar suas aulas participativas e viabilizar caminhos para concretização da aprendizagem.pt_BR
dc.title.enThe didactic track game as a geography teaching strategypt_BR
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mrbdmiranda.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.