Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53985
Type: TCC
Title: Avó, mãe e filham falam sobre a escola: mudanças da educação no decorrer das três gerações
Authors: Oliveira, Juliana Nogueira de
Advisor: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: História da educação - Ceará;Entrevistas
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, J. N. Avó, mãe e filham falam sobre a escola: mudanças da educação no decorrer das três gerações. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa é o resultado de um estudo cujo objetivo foi fazer comparativos de quais foram as mudanças ocorridas na educação brasileira entre uma geração e outra, perceber as dificuldades encontradas em cada período e reconhecer os obstáculos encontrados por cada geração. Com a intenção de dar voz aos que viveram a educação num período de aproximadamente sete décadas, exteriorizar os sentimentos causados nas pessoas e valorizar assim suas memórias, referente aos estudos formais ou informais em cada época. De caráter qualitativo, teve como procedimentos metodológicos: pesquisa investigativa e entrevistas semiestruturadas, com três mulheres de diferentes gerações. Essas três mulheres, que constituem três gerações de uma mesma família, têm em comum em suas biografias individuais, o fato de terem realizado toda sua educação escolar em uma mesma cidade do interior, no sertão cearense. Para tal fundamentou-se em escritores como Souza (1964) e Teodoro (1964), dentre outros. Primeiramente, foi apresentado onde está localizada a cidade que ocorreram os fatos relatados pelas entrevistadas e um aprofundamento sobre a história do Estado do Ceará. Posteriormente, foram relatadas as biografias de vida e escolar dos sujeitos desta pesquisa, a partir do que foi colhido das falas das entrevistadas supracitadas. No fim pode-se perceber o quanto é importante dar voz e atenção às experiências vividas pelos sujeitos de cada época, para analisar o que mudou e até o que melhorou ou não na educação do país, a fim de buscar sempre mais melhorias e registrar a boa ou a má evolução que pode ocorrer através do tempo.
Abstract: This research is the result of a study whose objective was to make comparisons of the changes that occurred in Brazilian education between one generation and another, to perceive the difficulties encountered in each period and to recognize the obstacles encountered by each generation. With the intention of giving voice to those who lived the education in a period of approximately seven decades, externalize the feelings caused in the people and thus value their memories, referring to the formal or informal studies in each epoch. Qualitative, had as methodological procedures: investigative research and semi-structured interviews with three women of different generations. These three women, who constitute three generations of the same family, have in common in their individual biographies, the fact that they had completed all their school education in the same city in the interior of Ceará. For such it was based on writers such as Souza (1964) and Teodoro (1964), among others. First, it was presented where is located the city that occurred the facts reported by the interviewees and a deepening on the history of the state of Ceará. Subsequently, the life and school biographies of the subjects of this research were reported, from what was taken from the speeches of the above-mentioned interviewees. In the end we can see how important it is to give voice and attention to the experiences lived by the subjects of each time, to analyze what has changed and even what has improved or not in the country's education, in order to always seek further improvements and record the good or bad developments that can occur over time.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53985
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_jnoliveira.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.