Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Samya Semião-
dc.date.accessioned2020-09-08T14:24:52Z-
dc.date.available2020-09-08T14:24:52Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFREITAS, Samya Semião. Formação e prática crítico-reflexiva de professores de inglês em franquias de idiomas. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 10, v. 10, n. 2, p. 1-16, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53876-
dc.description.abstractIn this article, we aim to investigate the critical-reflexive practice of English teachers in the context of language franchises. To do so, we carried out a microethnographic study of descriptive basis, for which we counted with the participation of ten English teachers from two language franchises in Fortaleza. For this study, we expose the data collected from the application of a semi-structured interview in order to verify whether teachers adopt a critical-reflexive posture about their work. Regarding the reflexive approach, we take as basis the teachings of Horikawa (2004), Liberali (2004), Magalhães (2004), Romero (2004), Schön (1997, 2000), among others. It appears that the critical-reflexive practice of the investigated teachers is still embryonic and encounters several obstacles imposed by the nature of these institutions. There is, in fact, a tendency for the teacher to maintain his reflection more in the field of technique than in the critical-reflective field, since there is a tendency to standardize actions, which directly affects the teacher’s autonomy and identity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de LEpt_BR
dc.subjectEnsino reflexivopt_BR
dc.subjectFranquias de idiomaspt_BR
dc.titleFormação e prática crítico-reflexiva de professores de inglês em franquias de idiomaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesse artigo, objetiva-se investigar a prática crítico-reflexiva de professores de inglês em contexto de franquias de idiomas. Para isso, realizamos um estudo microetnográfico de base descritiva, para o qual contamos com a participação de dez professores de inglês de duas franquias de idiomas em Fortaleza. Para esse estudo, elegemos os dados coletados a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada, a qual objetivou verificar se os professores adotam uma postura crítico-reflexiva sobre seu trabalho. Para a abordagem reflexiva, tomamos como base os ensinamentos de Horikawa (2004), Liberali (2004), Magalhães (2004), Romero (2004), Schön (1997, 2000), dentre outros. Constatamos que a prática crítico-reflexiva dos professores investigados ainda é embrionária e encontra diversos empecilhos impostos pela natureza dessas instituições. Há, na verdade, uma tendência a manter-se mais no campo da técnica do que no campo crítico-reflexivo, uma vez que se tende à padronização das ações, o que afeta diretamente a autonomia e a identidade do professor.pt_BR
dc.title.enTraining and critical-reflexive practice of English teachers in franchise language schoolspt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_ssfreitas.pdf178,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.