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Tipo: TCC
Título : O desenvolvimento da oralidade na educação infantil: um caso a ser acompanhado
Autor : Brito, Acchyley Jamylly Solon de
Tutor: Barbosa, Maria José
Palabras clave : Desenvolvimento da oralidade;Criança;Educação infantil;Interações;Linguagem
Fecha de publicación : 2019
Citación : BRITO, Acchyley Jamylly Solon de. O desenvolvimento da oralidade na educação infantil: um caso a ser acompanhado. 2019. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo geral investigar como se dão os processos de oralidade nas diversas etapas do desenvolvimento de crianças de três a quatro anos de idade. Inicialmente fundamentamos a pesquisa nas teorias de Vygotsky (1984) e Piaget (1999), também buscando conhecer os conceitos que os documentos oficiais trazem sobre a Educação Infantil e suas propostas pedagógicas. Por conseguinte, abordou-se a importância do papel do professor e a relação da família como participante desse processo de desenvolvimento. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, através de um estudo de caso realizado em uma escola da rede privada com uma criança de três anos e meio de idade, pertencente à creche da educação infantil nível III. Como estratégias foram feitas observação e entrevista com a professora da turma. Com base na investigação, analisamos os processos de desenvolvimento da oralidade da criança observada e suas respectivas dificuldades podendo ser geradas na fala, o seu comportamento na sala de atividades e em casa, suas interações com os colegas de turma, com a professora e com os familiares; também observando e averiguando o trabalho pedagógico da professora, sua relação com a criança e com a família. Por fim, mediante os resultados da pesquisa, trazemos nas considerações finais os fatores que determinam para o retardamento da fala e os que contribuem para a construção da linguagem oral da criança.
Abstract: This paper aims to investigate how oral processes occur in the various stages of development of children from three to four years old. Initially we base the research on the theories of Vygotsky (1984) and Piaget (1999), also seeking to know the concepts that the official documents bring about early childhood education and its pedagogical proposals. Therefore, we addressed the importance of the teacher's role and the family's relationship as a participant in this development process. The methodology used was qualitative, through a case study conducted in a private school with a child of three and a half years, belonging to the nursery school level III. As strategies were made observation and interview with the teacher of the class. Based on the investigation, we analyzed the observed child's oral development processes and their respective difficulties that could be generated in speech, their behavior in the classroom and at home, their interactions with their classmates, the teacher and the students relatives; also observing and ascertaining the teacher's pedagogical work, its relationship with the child and the family. Finally, through the results of the research, we bring in the final considerations the factors that determine speech retardation and those that contribute to the construction of the child's oral language.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53831
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