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Type: Artigo de Periódico
Title: Curso de Oceanografia Da Universidade Federal do Ceará: aula inaugural
Authors: Paiva, Melquíades Pinto
Keywords: Oceonagrafia;Ensino
Issue Date: 2008
Publisher: Arquivo de Ciências do Mar
Citation: PAIVA, Melquíades Pinto. Curso de Oceanografia Da Universidade Federal do Ceará: aula inaugural. Arquivo de Ciências do Mar. Fortaleza, v.41 n. 1, p. 5-8, 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na vida é preciso esperar os frutos de nossas ações, que chegam nos tempos próprios. Os rios e as correntes oceânicas percorrem os seus caminhos com as velocidades impostas por condições determinantes; da mesma forma, os homens não podem antecipar sucessos, mas não devemos contar apenas com a rotina dos dias, aguardando vitórias pelas quais não lutamos. Conforme ensinou o reitor Antônio Martins Filho, sonhar é fácil, o difícil é realizar os sonhos. É certo que os sonhos e as idéias inovadoras são os motores que conduzem ao progresso econômicos e social. Este deve servir a todos e não apenas a poucos privilegiados, normalmente usurpadores do trabalho dos outros. Eu vos falo aqui no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, por ter sido o seu diretor-fundador, agora honrado com o título de diretor-emérito. Muito agradeço as alegrias e as emoções do momento, devidas ao honroso convite para proferir a aula inaugural do curso de graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Ceará, feito pelos professores Luis Parente Maia e Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto, respectivamente, diretor do Instituto e coordenador do Curso. A criação da Estação de Biologia Marinha (depois Laboratório de Ciências do Mar e agora Instituto de Ciências do Mar) resultou de sonhos meus e do colega-mestre Rui Simões de Menezes, apoiados e fortemente incentivados pelo reitor-fundador da Universidade (Federal) do Ceará, o professor Antônio Martins Filho, sempre louvado pelo povo de nossa terra. Aqueles sonhos foram inovadores, porque inauguravam preocupações da jovem Universidade com o mar e os seus recursos, abrindo caminhos e ampliando horizontes acadêmicos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53772
ISSN: 0374-5686
2526-7639 (online)
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