Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diógenes, Elione Maria Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-25T13:33:21Z | - |
dc.date.available | 2020-08-25T13:33:21Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | DIÓGENES, Elione Maria Nogueira. A Reforma do Ensino Médio sob a perspectiva da avaliação das políticas públicas. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 6, p. 110-, jul./dez. 2010. Resumos de Dissertações e Teses. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-9923 (online) | - |
dc.identifier.issn | 1984-3100 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53643 | - |
dc.description.abstract | The research entitled "An evaluation of policy and implementation process of the Reform of Secondary Education in Ceará was developed in the PhD program in Public Policy UFMA from 2006 to 2010. This had its seed sown in the Masters in Evaluation of Public Policy (MAPP), Federal University of Ceará (UFC). In this sense, I continued to the concerns that have arisen and developed through research on education reform in Ceará with focus on primary education. This article turns to the theoretical-methodological reform of secondary education from the perspective of public policy evaluation. That said, the purpose of this study was configured to perform an evaluation policy and the process of implementing a policy called "New School: Education for Life is Now" on how to materialize in the state of Ceará (1996-2006). The study let himself be led by the understanding that the nowadays effectiveness of social policies require that they be evaluated (Cohen and Franco, 1993). In this perspective, the course covered the investigative and analytical point of view of evaluation of public policies as "[...] field research study on social development [...]" (SILVA, 2001, p. 44). Has the dual nature of this research focused allusive dimensions: on one hand, the study of the philosophical fundaments, political, pedagogical, ideological, economic and social reform, on the other, an approach to the implementation phase with focus on institutional factors that contributed to or not for their effectiveness and participation of individuals in this process, taking as a benchmark the "Plan for Expansion of High School in “Ceará” (SPCC)" implemented by “Secretária de Educação do Ceará” (SEDUC). [...] | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Aval | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Reforma educacional no Ceará | pt_BR |
dc.subject | Reorganização curricular | pt_BR |
dc.title | A Reforma do Ensino Médio sob a perspectiva da avaliação das políticas públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | La reforma de la educación secundaria desde la perspectiva de evaluar la política pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa intitulada “Uma avaliação política e do processo de implementação da Reforma do Ensino Médio no Ceará foi desenvolvida no curso de Doutorado em Políticas Públicas da UFMA no percurso de 2006 a 2010. Essa teve sua semente lançada no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste sentido, dei continuidade às inquietações surgidas e desenvolvidas com a pesquisa sobre a reforma educacional no Ceará com foco no ensino fundamental. Este artigo volta-se à reflexão teórico-metodológica da reforma do ensino médio sob a perspectiva da avaliação de políticas públicas. Dito isto, o objetivo deste estudo configurou-se em realizar uma avaliação política e do processo de implementação da política denominada “Novo Ensino Médio: Educação Agora é para a Vida” da forma como se concretizou no estado do Ceará (1996-2006). O estudo deixou-se conduzir pela compreensão de que a real efetividade das políticas sociais exige que elas sejam avaliadas (Cohen e Franco, 1993). Neste prisma, o percurso investigativo e analítico correspondeu ao ponto de vista da avaliação de políticas públicas como “[...] campo de estudo da pesquisa social em desenvolvimento [...]” (Silva, 2001, p. 44). Dupla natureza possui a presente pesquisa alusiva às dimensões focadas: de um lado, o estudo dos fundamentos filosóficos, políticos, pedagógicos, ideológicos, econômicos e sociais da reforma; de outro, uma abordagem da fase de implementação com foco nos fatores institucionais que contribuíram ou não para a sua efetividade e para a participação dos sujeitos nesse processo, tendo como marco de referência o “Plano de Expansão do Ensino Médio Cearense (PEMCE)” implementado pela Secretaria da Educação Básica (SEDUC). [...] | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La investigación, titulada "Una evaluación de la política y el proceso de implementación de la Reforma de la Educación Secundaria en Ceará se desarrolló en el programa de doctorado en Políticas Públicas UFMA la ruta desde 2006 hasta 2010. Esto tuvo su semilla sembrada en la Maestría en Evaluación de Políticas Públicas (MAPP) de la Universidad Federal de Ceará (UFC). En este sentido, seguí a las inquietudes que han surgido y desarrollado a través de la investigación sobre la reforma de la educación en Ceará con el foco en la educación primaria. En este artículo se vuelve a la reforma teórico-metodológicos de la enseñanza secundaria desde la perspectiva de la evaluación de políticas públicas. Dicho esto, el propósito de este estudio fue configurado para realizar una política de evaluación y el proceso de aplicación de una política llamada "Escuela Nueva: Educación para la vida es ahora" sobre la forma de materializarse en el estado de Ceará (1996-2006). El estudio se dejó conducir por el entendimiento de que la eficacia real de las políticas sociales requieren que sean evaluados (Cohen y Franco, 1993). En esta perspectiva, el curso incluía la cuestión de investigación y análisis de vista de la evaluación de las políticas públicas como campo de estudio "[...] de la investigación social en el desarrollo [...]" (SILVA, 2001, p. 44). Tiene la doble naturaleza de la investigación se centra dimensiones alusiva: por un lado, el estudio de los fundamentos filosóficos, políticos, pedagógicos, ideológicos, la reforma económica y social, por el otro, un acercamiento a la fase de aplicación con especial atención a los factores institucionales que contribuyeron o no por su eficacia y participación de los individuos en este proceso, tomando como referencia el "Plan de Expansión de la Escuela Secundaria Escuadrones (SPCC)", implementado por el Ministerio de la Educación Básica (SEDUC). [...] | pt_BR |
dc.title.en | The Reform of Secondary Education from the perspective of evaluating public policy | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_emndiogenes.pdf | 55,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.