Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53455
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Laços interculturais entre Brasil e Moçambique no ensino da língua portuguesa |
Autor(es): | Eulálio, Marcela de Melo Cordeiro Mariz, Josilene Pinheiro |
Palavras-chave: | Leitores;Literatura africana;Brasil-Lei 10.639/03 |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Pipa |
Citação: | EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro; MARIZ, Josilene Pinheiro. Laços interculturais entre Brasil e Moçambique no ensino da língua portuguesa. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.901-918 |
Resumo: | O papel da escola na formação de leitores é uma questão que motiva diversas discussões sobre o ensino da literatura. Diante disso, faz-se relevante discutir a literatura africana de expressão portuguesa no tocante à conquista do espaço no Ensino Básico brasileiro como expressão de culturas que fizeram parte do processo de colonização do Brasil. Dessa maneira, é relevante salientar que desde a aprovação da Lei 10.639/03-MEC, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o médio, a inserção das literaturas africanas de expressão portuguesa nas salas de aula do Brasil ganha força e torna-se foco das experiências com a leitura literária no envolvimento do sujeito em formação num contexto que vivencia experiências de diversidade cultural (Nóbrega , 2014). Para tanto, traçamos como objetivos para esse artigo: 1) Investigar o que os documentos oficiais apresentam como propostas para a inserção das literaturas africanas de expressão portuguesa nas aulas de literatura; 2) Identificar como ocorre o tratamento da literatura africana de expressão portuguesa em salas de aula do Ensino Médio do estado da Paraíba; e 3) Propor uma experiência metodológica com a obra “Vozes anoitecidas” de Mia Couto. Sendo assim, ao considerarmos as estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) nas abordagens do texto literário, buscamos a criação de métodos que tornem o leitor foco das ações pedagógicas, permitindo uma experiência de compartilhamento cultural a partir da leitura do texto literário (Nóbrega , 2012). Palavras-chave: |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53455 |
ISBN: | 978-85-66530-41-4 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_mmceulálio.pdf | 372,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.