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dc.contributor.authorEulálio, Marcela de Melo Cordeiro-
dc.contributor.authorMariz, Josilene Pinheiro-
dc.date.accessioned2020-08-14T12:41:45Z-
dc.date.available2020-08-14T12:41:45Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationEULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro; MARIZ, Josilene Pinheiro. Laços interculturais entre Brasil e Moçambique no ensino da língua portuguesa. In: ATAÍDE, Cleber Alves de; GOMES, Valéria Severina; ALMEIDA, Sherry Morgana de; SILVA, André Pedro da (orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Pipa Comunicação, 2015. p.901-918pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-66530-41-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53455-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPipapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectBrasil-Lei 10.639/03pt_BR
dc.titleLaços interculturais entre Brasil e Moçambique no ensino da língua portuguesapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO papel da escola na formação de leitores é uma questão que motiva diversas discussões sobre o ensino da literatura. Diante disso, faz-se relevante discutir a literatura africana de expressão portuguesa no tocante à conquista do espaço no Ensino Básico brasileiro como expressão de culturas que fizeram parte do processo de colonização do Brasil. Dessa maneira, é relevante salientar que desde a aprovação da Lei 10.639/03-MEC, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas públicas e particulares, do ensino fundamental até o médio, a inserção das literaturas africanas de expressão portuguesa nas salas de aula do Brasil ganha força e torna-se foco das experiências com a leitura literária no envolvimento do sujeito em formação num contexto que vivencia experiências de diversidade cultural (Nóbrega , 2014). Para tanto, traçamos como objetivos para esse artigo: 1) Investigar o que os documentos oficiais apresentam como propostas para a inserção das literaturas africanas de expressão portuguesa nas aulas de literatura; 2) Identificar como ocorre o tratamento da literatura africana de expressão portuguesa em salas de aula do Ensino Médio do estado da Paraíba; e 3) Propor uma experiência metodológica com a obra “Vozes anoitecidas” de Mia Couto. Sendo assim, ao considerarmos as estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) nas abordagens do texto literário, buscamos a criação de métodos que tornem o leitor foco das ações pedagógicas, permitindo uma experiência de compartilhamento cultural a partir da leitura do texto literário (Nóbrega , 2012). Palavras-chave:pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

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