Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53350
Tipo: | TCC |
Título: | Grafismo indígena: pinturas corporais como prática no ensino de Geografia na Escola Indígena Itá-Ara, Pacatuba-CE |
Autor(es): | Nascimento, José Benício Silva |
Orientador: | Silva, Edson Vicente da |
Coorientador: | Martins, Daniel Valério |
Palavras-chave: | Geografia - Estudo e ensino;Pintura corporal;Pintura de corpos;Pitaguary;Escolas indígenas;Prática de ensino |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | NASCIMENTO, José Benício Silva Nascimento. Grafismo indígena: pinturas corporais como prática no ensino de geografia na Escola Indígena Itá-Ara, Pacatuba-CE. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho propõe a utilização dos conhecimentos sobre pinturas corporais indígenas como práticas no ensino de Geografia na Escola Indígena Itá-Ara. Os primeiros sinais de educação no Brasil foram com as Reduções Jesuíticas, com uma educação que buscava reduzir as culturas indígenas em território e legado histórico cultural. Essa educação que silencia os povos indígenas foi continuada de várias maneiras até os dias atuais. A pintura corporal, assim como a língua nativa, é hoje um fator primordial para a identidade e afirmação cultural de uma etnia. Nesse sentido, realizou-se uma série de atividades teóricas e práticas, a fim de aliar os conhecimentos tradicionais e científicos, nas aulas de Geografia, através de uma intervenção nas turmas de sexto ano do ensino fundamental, intitulada “Pinturas Corporais Indígenas e a Geografia”. Inicialmente foram realizados um planejamento e diagnóstico com base em pesquisas documentais, e diálogo com a professora da escola, considerando, um levantamento das principais dificuldades e desafios em sala de aula. Depois, a elaboração e aplicação de planos de aula utilizando a proposta de prática no ensino de Geografia do trabalho. Como resultados, obteve-se a análise positiva das entrevistas aplicadas com os alunos e a professora, que demonstraram bastante aproveitamento na aprendizagem escolar. Concluiu-se que as pinturas corporais indígenas podem ser uma ótima opção de prática no ensino de Geografia de forma complementar as aulas com livros didáticos, promovendo maior facilidade de compreensão dos conceitos geográficos e fortalecimento da cultura indígena através de uma educação ambiental e diferenciada |
Abstract: | El presente trabajo propone el uso del conocimiento sobre pinturas corporales indígenas como prácticas en la enseñanza de Geografía en la Escuela Indígena Itá-Ara. Los primeros signos de educación en Brasil fueron con las Reducciones Jesuitas, con una educación que buscaba reducir las culturas indígenas en el territorio y el legado histórico cultural. Esta educación que silencia a los pueblos indígenas ha continuado de varias maneras hasta nuestros días. La pintura corporal, así como la lengua materna, es hoy un factor primordial para la identidad y la afirmación cultural de una etnia, en este sentido, se llevaron a cabo una serie de actividades teóricas y prácticas para combinar el conocimiento tradicional y científico en el aula. Geografía, a través de una intervención en las clases de sexto grado, titulada "Pinturas Corporales Indígenas y Geografía". Primero llevamos a cabo una Planificación y Diagnóstico basado en la investigación documental y el diálogo con el maestro de la escuela, considerando, una encuesta de las principales dificultades y desafíos en el aula. Luego, la elaboración y aplicación de los planes de lecciones usando la propuesta de práctica en la enseñanza de Geografía del trabajo. Como resultado, tuvimos un análisis positivo de las entrevistas con los estudiantes y el maestro, lo que demostró una gran cantidad de aprendizaje y logros. Concluimos que las pinturas corporales indígenas pueden ser una gran opción para la práctica en la enseñanza de Geografía de forma complementaria las clases con libros de texto, promover una comprensión más fácil de los conceptos geográficos y fortalecer la cultura indígena a través de la educación ambiental y diferenciada |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53350 |
Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jbsnascimento.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.