Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53340
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Brevidades sobre o multifacetado Imbert |
Authors: | Andrade, Maria Bevenuta Sales de Costa, Maria Aparecida da |
Keywords: | Fantástico;Imbert, Enrique Anderson, 1910-2000;Duplicação interna;Brevidade |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Entrelaces |
Citation: | ANDRADE, Maria Bevenuta Sales de; COSTA, Maria Aparecida da. Brevidades sobre o multifacetado Imbert. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 105-119, abr./jun. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O modo fantástico é, seguramente, uma das formas mais válidas de aproximação com o cotidiano, uma vez que seus artifícios narrativos possibilitam leituras diversas do real reconhecível. Pensando a partir dessa consideração, a proposta desse trabalho é transitar pela obra do argentino Enrique Anderson Imbert, considerando duas frentes: a produção literária e a crítica. Para tanto, os livros que servirão de base para esse escrutínio são, na vertente crítico-teórica, Teoría y técnica del cuento (1979) e El realismo mágico y otros ensayos (1976); na segunda linha, foram selecionados El grimorio (1961), La locura juega ajedrez (1971) e a antologia El leve Pedro (1976). Esse recorte tem como justificativa o fato do objetivo dessa pesquisa ser a verificação dos elementos constituintes da narrativa imbertiana, dando ênfase aos que configuram a categoria estética. Dentro desse escrutínio, serão ressaltados os seguintes aspectos: a duplicação interna e a brevidade, bem como os sentidos suscitados dentro do modo fantástico. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53340 |
ISSN: | 2176-9923 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_mbsandrademacosta.pdf | 314,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.