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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53280
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A erosão do masculino em souvenirs da Grande Guerra: virilidade e corpo militar |
Título en inglés: | The male erosion in the Great War souvenirs: virility and military body |
Autor : | Boamorte, Lucas Otavio |
Palabras clave : | Virilidade;Corpo;Masculino |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Em Perspectiva |
Citación : | BOAMORTE, Lucas Otávio. A erosão do masculino em souvenirs da Grande Guerra: virilidade e corpo militar. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 272-291, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho analisa um conjunto de representações imagéticas veiculadas através de cartões postais franceses difundidos no período da Grande Guerra (1914-1918). Buscando perceber como os combatentes franceses eram representados neste tipo de mídia e contrapondo com os relatos de soldados que lutaram no front, a pesquisa buscou através do método iconográfico/iconológico desenvolvido por Panofsky (2011) e utilizado em diversos trabalhos de Stancik (2009, 2012, 2013, 2014, 2017) perceber as mudanças nas representações do corpo militar nesses cartões-postais e discutir sobre virilidade em um tempo de transição característico do século XIX para o XX, salientando rupturas e permanências nesse processo. Estes cartões postais faziam evidente defesa ao militarismo, à virilidade e ao enaltecimento da imagem do militar, colocando este como um componente imprescindível para a defesa dos interesses da nação em tempos de guerra. Concluiu-se que esses souvenirs prestaram-se a expressar concepções idealizadas da guerra, além disso, exerceram o papel de difusores dessas concepções. |
Abstract: | This paper analyzes a group of representations imagistic transmitted through spread French postcards in the period of the Great War (1914 -1918). Looking for to notice as the French combatants was represented in this media type and opposing with the soldiers' reports that struggled in the front, the research search through the method iconography/iconological developed by Panofsky (2011) and used in several works of Stancik (2009, 2012, 2013, 2014 2017) understand how changes in representations of the military corps in these postcards and discuss virility in a characteristic transition time from the 19th to the 20th century stressing ruptures and permanences in this process. These postcards made a clear defense for militarism, to the virility and enhancement of the military's image, placing this as an indispensable component for the defense of the nation's interests in wartime.It was concluded that these souvenirs were able to express idealized conceptions of war, In addition, they played the role of diffusers of these conceptions. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53280 |
ISSN : | 2448-0789 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
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