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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53129
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A metáfora conceitual e sua relevância no estudo do vocabulário no ensino/ aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE) |
Autor : | Carneiro, Monica Fontenelle |
Palabras clave : | Linguística Cognitiva;Teoria da Metáfora Conceitual;Figuratividade |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | EDUFMA |
Citación : | CARNEIRO, Monica Fontenelle. A metáfora conceitual e sua relevância no estudo do vocabulário no ensino/ aprendizagem de inglês como língua estrangeira (ILE). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 499-509. Tema: Linguagem e diversidade cultural. |
Resumen en portugués brasileño: | A Teoria da Metáfora Conceitual, proposta por Lakoff e Johnson (1980.1999), na obra Metaphors we live by (1980), possibilitou uma ampla revisão nos princípios norteadores das formas que o homem se utiliza para organizar o pensamento e as experiências vividas. Essa teoria opõe-se à visão tradicional, na qual a metáfora é compreendida como fenômeno linguístico, utilizado na retórica como mero adorno da linguagem. Com base nesse entendimento de que o pensamento humano é, em grande parte, metafórico e que a figuratividade permeia a linguagem do cotidiano, a metáfora é examinada como parte integrante da linguagem cotidiana e, portanto, parte das formas de conhecer e perceber o mundo, com o objetivo discutir, de maneira sucinta, como o estudo do vocabulário no ensino e aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) pode ser facilitado pela exposição do aluno a conceitos metafóricos. A investigação semi-experimental envolveu dois grupos de dez participantes (um experimental e outro de controle) e replicou, em parte, o modelo desenvolvido por Ferreira (2007) para seu estudo com aprendizes, concentrado na compreensão de metáforas em língua estrangeira (Inglês). Foi constatado que, mesmo com limitações, os dados parecem sinalizar para um melhor desempenho do grupo que recebeu a instrução sobre a metáfora conceitual antes da aplicação dos instrumentos. Isso parece confirmar a hipótese de que a inclusão, no processo de ensino e aprendizagem, de instrução relativa à metáfora conceitual pode, de fato, facilitar a aprendizagem de palavras e expressões em LE. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53129 |
ISBN : | 978-85-7862-580-1 1 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
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