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dc.contributor.advisorCarneiro, Claudia Christina Bravo e Sá-
dc.contributor.authorSilva, Wanderson Diogo Andrade da-
dc.date.accessioned2020-07-21T11:10:04Z-
dc.date.available2020-07-21T11:10:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Wanderson Diogo Andrade da. História e Memória Do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (1995-2019): entre concepções e identidades curriculares. 2020. 265f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53027-
dc.description.abstractThis essay is based on the understanding that the Graduation in Chemistry Course in teachers formation of Federal University of Ceará (UFC), but the technical rationality and the Bachelor's Degree still persist. Considering this background, it is questioned: does the Graduation in Chemistry Course in teachers formation of Federal University of Ceará, in its path, present aspects that lead to the construction of professional teaching identity? To answer this and other questions, this essay's general objective is to understand the constitutive process of the Graduation in Chemistry Course in teachers formation of UFC (1995 – 2019) in the context of the teaching de-professionalization. As specific objectives, this essay aimed: (i) to analize the official documents of identity that led to its curricular re-organization; (ii) to identify the influence of the teachers trainers of the graduation in Chemistry during the curricular settin-up and re-organization process of the course; and (iii) to characterize reorganization process of identity of the Chemistry teachers from curricular transformations and the expressed insights in the investigated speeches. The embraced methodological construction is based on the qualitative approach, with emphasis on thematic oral history and the documentary research. Three professors (two of them are retired and only one is activate) participated in the oral data generation, which were analized through Discursive Textual Analysis. The analyses highlight that the course was created not to supply the lack of Chemistry teachers in the state but for bachelor's degree to not be disrupted, and the presence of the technical rationality along its existence is very significant. The changes that have happened barely attended the guidelines for teacher training, particularly in terms of trainers' acting, hegemonically, bachelor's degree. In a nutshell, the disciplines of Teaching Practice are considered redeeming in the undergraduate students pedagogical training, removing the teacher's responsability from other curriculum components of their obligations in terms of teacher training. For the redefinition of UFC's Chemistry teachers training, it is pointed out the importance of the continuous training of the trainers, particularly regarding to teaching and to education, among other proposals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectProfissionalização docentept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.titleHistória e Memória Do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (1995-2019): entre concepções e identidades curricularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação assenta-se na compreensão de que no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), apesar das transformações postas pelas políticas educacionais, a racionalidade técnica e o currículo bacharelizante, muitas vezes, ainda persistem. Considerando esse cenário, questiona-se: o Curso de Licenciatura em Química da UFC, em sua trajetória, apresenta aspectos que levem à construção de uma identidade profissional docente? Para responder esse e outros questionamentos, tem-se como objetivo geral compreender o processo constitutivo do Curso de Licenciatura em Química da UFC (1995-2019) no contexto da (des)profissionalização docente. Como objetivos específicos, buscou-se (i) analisar os documentos oficiais identitários que resultaram na sua (re)organização curricular; (ii) identificar a influência dos professores formadores da licenciatura em Química durante o processo de criação e (re)organização curricular do curso; e (iii) caracterizar os processos de (re)construção identitária do ser professor de Química a partir das transformações curriculares e das percepções manifestadas nos discursos investigados. A construção metodológica adotada está fundamentada na abordagem qualitativa, com ênfase na história oral temática e na pesquisa documental. Contou-se com a participação de três professoras do curso (duas aposentadas e uma ativa) para que a geração dos dados orais fosse feita, sendo analisados mediante a Análise Textual Discursiva. As análises relevam que o curso foi criado não para suprir a carência de professores de Química no estado, mas para que o bacharelado não fosse desestruturado, sendo forte a presença da racionalidade técnica ao longo de sua existência. As mudanças ocorridas pouco atenderam as diretrizes para a formação de professores, em especial quanto à atuação dos formadores que têm, hegemonicamente, formação bacharel. Em suma, as disciplinas de Prática de Ensino são postas como redentoras da formação pedagógica dos licenciandos, desresponsabilizando os professores de outros componentes curriculares de suas obrigações com a formação docente. Para a ressignificação da formação dos professores de Química da UFC é apontada a importância da formação continuada entre os formadores no que diz respeito à docência e ao ensino, dentre outras propostas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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