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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52989
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A avaliação da produção oral em Espanhol de alunos na graduação de Turismo |
Otros títulos : | Evaluación de la produción oral en Español de alumnos en la graduación de Turismo |
Autor : | Terceiro, Roberta Cristiana Barbosa Vasconcelos, Sandra Maia Farias |
Palabras clave : | Expressão oral;Ensino-aprendizagem da língua espanhola;Turismo;Funções da linguagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Revista Eletrônica DECT |
Citación : | TERCEIRO, Roberta Cristiana Barbosa; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. A avaliação da produção oral em Espanhol de alunos na graduação de Turismo. Revista Eletrônica DECT, Vitória (ES), v. 6, n. 1, p. 135-156, mar. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo analisa situações de expressão oral no ensino-aprendizagem da língua espanhola na graduação de turismo em uma específica área de análise. A problemática que instigou a pesquisa foi adquirida da necessidade de se avaliar a produção oral em sala de aula dos alunos, pois o profissional do turismo se comunica oralmente em línguas estrangeiras em vários momentos da sua atuação profissional. Assim, realizou-se uma avaliação do desempenho oral dos discentes em situações comunicativas dos serviços turísticos, utilizando-se o método comunicativo que enfoca a expressão oral. Evidenciaram-se os seguintes elementos para a análise: as funções da linguagem, a criatividade do aluno, o desempenho oral quanto à pronúncia e à utilização pelos alunos de vocabulário pertencente às temáticas dos serviços turísticos. Pela pesquisa, conclui-se: que a turma avaliada necessita de um reforço no ensino-aprendizagem da língua espanhola; pode se concluir que os diálogos pré-estabelecidos favoreceram o uso do vocabulário específico padrão e da criatividade; as funções que se destacaram nas situações trabalhadas na pesquisa foram a função referencial, a função fática e a função metalinguística. |
Resumen en español: | Este estudio analiza estrategias de expresión oral en la enseñanza-aprendizaje de la lengua española en la graduación de turismo en una específica área de análisis. La problemática que ha motivado la pesquisa ha sido adquirida de la necesidad de se evaluar la producción oral en sala de clase de los alumnos, puesto que el profesional del turismo se comunica oralmente en lenguas extranjeras en varios momentos de su actuación profesional. Así, se realizó una evaluación del desarrollo oral de los alumnos em algunas situaciones comunicativas de los sevicios turísticos, utilizándose el método comunicativo que enfoca la expresión oral. Se puso en evidencia los siguientes elementos para el análisis: las funciones del lenguaje, la creatividad del alumno, el desarrollo oral cuanto a la pronunciación y la utilización por los alumnos de vocabulario pertenecente a las temáticas de los servicios turísticos. Por la pesquisa, se concluye: que el equipo evaluado necesita de un refuerzo en la enseñanza-aprendizaje de la lengua española; puede se concluir que los diálogos preestabelecidos favorecieron el uso del vocabulario específico básico y de la creatividad; las funciones que se pusieron en relieve en las situaciones trabajadas en la pesquisa fueron la función referencial, la función fática y la função metalinguística. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52989 |
ISSN : | 2236-2150. |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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