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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho
Título(s) alternativo(s): Los profesores tutores y la flexibilidad del tiempo laboral
Título em inglês: Online teachers and working hours flexibility
Autor(es): Ponte, Felipe Teófilo
Aquino, Cassio Adriano Braz de
Palavras-chave: Educação a Distância;Flexibilização;Tempo Social;Trabalho
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Citação: PONTE, Felipe Teofilo; AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Professores tutores e a flexibilização do tempo de trabalho. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina (PR), v. 9, n. 1, p. 03-25, abr. 2018.
Resumo: O artigo buscou investigar o modo como os professores tutores vivenciam a temporalidade laboral, numa área em que as tecnologias alteram a ideia de presencialidade. Com base nisso, salienta-se que a relação tempo/trabalho se tornou um âmbito privilegiado de análise dessa investigação, compreendendo as mudanças na realidade laboral, bem como suas repercussões para o contexto da Educação. O processo de flexibilização, revelado nos discursos destes profissionais, aufere destaque no recorte deste estudo. Com base na abordagem qualitativa, e utilizando-se da Sócio-hermenêutica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 tutores. Percebeu-se que as jornadas tradicionais, caracterizadas pela linearidade, dão lugar a períodos de trabalho mais fragmentados e individualizados. O uso das tecnologias, no exercício de tutoria, sugere certa autonomia na organização individual das atividades a serem executadas, entretanto, a noção que o trabalhador tem de ausência de controle se torna ‘ilusória’, uma vez que esse aspecto se manifesta sutilmente.
Abstract: This article aimed to investigate how online teachers experience work temporality, in an area in which technologies have changed the idea of presence. It is emphasized then, that time/work relationship has become a privileged area for the analysis of this research including changes in labor reality, as well as its repercussions for the Education context. The process of flexibility, revealed how the discourses of such professionals, is highlighted in this study. Based on the qualitative approach, and using sociohermeneutics, semi-structured interviews were carried out with 11 tutors. It was noticed that the traditional journeys, characterized by linearity, give rise to more fragmented and individualized work periods. As far as tutoring practice is concerned, the use of tecnologies, sugests certain autonomy when it comes to organizing individual activities to be performed. But, the worker’sawareness of lack of control has become unrealistic once such aspect has has been slightly stated.
Resumen: El artículo objetiva investigar como los profesores tutores experimentan la temporalidad laboral, en un contexto donde las tecnologías cambian la idea de presencialidad. A partir de esto, se observa que la relación entre el tiempo y el trabajo se convirtió en un marco privilegiado de análisis de esta investigación. El proceso de flexibilización, revelado en los discursos de estos profesionales adquiere recorte de relieve. Partiendo del enfoque cualitativo, y haciendo uso de la socio-hermenéutica, fueran aplicadas entrevistas semiestructuradas con 11 profesores tutores. Se observó que la organización de la jornada laboral tradicional, caracterizada por la linealidad, ha dado lugar a períodos de trabajo más fragmentados e individualizados. El uso de la tecnología en el ejercicio de tutoríasugiere una cierta autonomía en la organización individual de las actividades, sin embargo, esta percepción no es de todo verdadera, ya que este aspecto se expresa sutilmente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52935
ISSN: 2236-6407
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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