Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922
Type: Artigo de Periódico
Title: A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida
Title in English: The reframe of reading teaching provide by teacher training: a case study from life narratives
Authors: Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Lima, Priscila Sandra Ramos de
Gomes, Dannytza Serra
Keywords: Etnossociologia;Abordagem clínica de coleta e análise de dados;Ensino de leitura;Concepções de leitura;Formação docente
Issue Date: 2020
Publisher: Fólio – Revista de Letras
Citation: ANDRADE, Francisco Rogiellyson da Silva; LIMA,Priscila Sandra Ramos de; GOMES, Dannytza Serra. A ressignificação do ensino de leitura propiciada pela formação docente: um estudo de caso a partir de narrativas de vida. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 441-463, jan./jun. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste artigo, que é decorrente de nossos estudos no curso de Mestrado, temos como objetivo principal analisar concepções de leitura que emergem a partir da narrativa de experiência e de práxis sobre leitura de uma professora alfabetizadora que, à época em que foi entrevistada, ainda era estudante de graduação em Pedagogia. Para isso, partimos das considerações teóricas de Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) e Braggio (1992), autores que sintetizam as principais concepções de leitura que norteiam as ações pedagógicas no âmbito do ensino dessa habilidade. Metodologicamente, estabelecemos diálogo entre a etnossociologia de Bertaux (2010) e a abordagem clínica de coleta e análise de dados proposta por Vasconcelos (2005), defendendo uma metodologia que adota como objeto de análise narrativas de vida numa perspectiva indutiva de construção de hipóteses, com base nos estudos de caso. A análise demonstra que as experiências da professora, em sua narração, foram traumáticas, pois eram somente uma maneira de avaliar a interpretação. Em decorrência disso, as discussões teórico-metodológicas acadêmicas ressignificam a maneira como a professora seleciona atividades para trabalhar a leitura. Conclui-se que é importante uma sólida formação profissional universitária inicial e continuada que possa fazer os docentes repensarem suas concepções e metodologias.
Abstract: In this article, which is a result of our studies in the Master's course, we have as main objective to analyze conceptions of reading that emerge from the narrative of experience and praxis about reading by a literacy teacher who, at the time she was interviewed, was still graduate student in Pedagogy. For this, we start from the theoretical considerations of Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) and Braggio (1992), authors who synthesize the main conceptions of reading that guide pedagogical actions within the scope of teaching this skill. Methodologically, we established a dialogue between the ethnosociology of Bertaux (2010) and the clinical data collection and analysis approach proposed by Vasconcelos (2005), defending a methodology that adopts life narratives as an object of analysis in an inductive perspective of hypothesis construction, based on the case studies. The analysis shows that the experiences of the teacher, in her narration, were traumatic, as they were only a way to evaluate the interpretation. As a result, the theoretical-methodological discussions reframed the way the teacher selects activities to work on reading. We conclude that it is important to have a solid initial and continuous professional training that can make teachers always rethink their conceptions and methodologies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52922
ISSN: 2176-4182
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_frsandradepsrlima.pdf303,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.