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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52912
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A obra de Sebastião Salgado e o desvelamento do olhar |
Title in English: | Sebastião Salgado´s work and the unveiling of the Gaze |
Authors: | Veras, Mariana Lopes Laboreiro, Tabata Isis Silva Pereira, Caciana Linhares |
Keywords: | Psicanálise;Olhar;Salgado, Sebastião, 1944- |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Revista Extensão em Ação |
Citation: | VERAS, Mariana Lopes; LABOREIRO, Tabata Isis Silva; PEREIRA, Caciana Linhares. A obra de Sebastião Salgado e o desvelamento do olhar. Revista Extensão em Ação, Fortaleza, v. 3, n. 12, p. 58-66, out./ dez. 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Projeto de Extensão “Cine Freud, Cultura e Arte” apresentou em 2016 o filme-documentário “O Sal da Terra”, codirigido por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. A película narra a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que tem como marca fundamental de sua obra “o olhar”. A partir dos efeitos suscitados pelo filme e pela obra do fotógrafo, recorreu-se às concepções de Jacques Lacan sobre “o olhar”, a “função quadro” e a “função mancha” para direcionar este estudo. A investigação permitiu observar que Sebastião Salgado subverte certo lugar comum na fotografia –e que coincide com uma posição do “eu”como aquele que "vê" ou "domina" o objeto visado –instaurando um olhar particular que descentraliza o Eu: nesta fotografia, somos vistos em nosso ponto de desfalecimento. O relato de experiências apresenta ainda algumas concepções e considerações para promoção de debates sobre o olhar e a fotografia social. |
Abstract: | The extension project “Cine Freud, Cultura e Arte” presented in 2016 the documentary “The Salt of the Earth”, codirected by Wim Wenders and Juliano Ribeiro Salgado. The movie portrays Sebastião Salgado's trajectory, a brazilian photographer, whose fundamental mark of his work is “the gaze”. By means of the effects caused by the film-documentary and the photographer's work, resorted Jacques Lacan's conceptions on “the gaze”, “picture function” and “stain function” to direct the study of this study. The investigation allowed us to notice that Sebastião Salgado subverts a certain common place in photography, that matches with a position in which the “I”-subject is that one who “sees” and “dominates” the object looked, instituting a particular gaze that decentralizes the “I”-subject: in this photograph, we are seen at our point of failure.The experience report also presents a fewnotions andconsiderations about gazing and social photography. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52912 |
ISSN: | 2316-400X |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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