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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Nívea da Silva-
dc.contributor.authorCavalcante, Maria Marina Dias-
dc.contributor.authorCastro, Solange Maria Santos-
dc.date.accessioned2020-07-14T10:52:45Z-
dc.date.available2020-07-14T10:52:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, Nívea da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; CASTRO, Solange Maria Santos. Pesquisa e prática pedagógica em foco: a reflexividade como trilha. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52908-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectReflexividadept_BR
dc.titlePesquisa e prática pedagógica em foco: a reflexividade como trilhapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta resultados de um estudo realizado acerca da prática pedagógica, da pesquisa e da reflexividade e suas interfaces com as transformações do ensino, durante a disciplina Fundamentos Pedagógicos do Trabalho e da Formação Docente, no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). No âmbito das discussões e dos estudos da disciplina, tivemos como referência os estudos de Franco (2012) sobre a práxis pedagógica; de Cavalcante (2014) acerca da docência universitária; de Therrien (2013) e Farias et al., (2014) sobre a reflexividade docente no Ensino Superior; de Freire (1987; 1999) sobre a educação e a emancipação humana, dentre outros autores. O presente exposto trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo método de investigação apoia-se na vertente qualitativa. Os pressupostos assumem que o exercício da docência em cursos superiores demanda, entre outros aspectos, uma prática pedagógica que se constitui em percursos dialógicos de reflexividade e pesquisa. O estudo objetivou investigar como tais experiências contribuem para a reelaboração de novas práticas pedagógicas docentes como possibilidade de emancipação humana. Por fim, os resultados apontam essas experiências como instrumentos norteadores de novas práticas pedagógicas emancipatórias.pt_BR
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