Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nascimento, Raimundo Benedito do | - |
dc.contributor.author | Guedes, Francisca Danielle | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-10T14:38:58Z | - |
dc.date.available | 2020-07-10T14:38:58Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52872 | - |
dc.description.abstract | Analyses how is the access to the Interactive Network of Virtual Learning (RIVED) learning objects repository. It also studies the problems related to facts that can interfere in the full satisfaction of this environment' s users, such as: the cataloguing process, the recovery of the objects, the searching devices, the patterns for the guidance to the learning objects used by the repository and the importance of the librarian or its improvement. This paper' s goal is to analyze these matters and suggest changes for the related repository. This work's first stage is the documentary research, followed by consultations and examinations directly from the RIVED's website. The first part also compares RIVED and the Multimedia Educacional Resource for Learning na Online Teaching (MERLOT) repository. Moreover, this paper applies a list of questions to two different user's group. One of them is cornposed by researchers that take part ofthe Proativa group, at University Federal ofthe Ceará. The other group is composed b~ teachers from a public school in Fortaleza, Ceará, Brazil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Repositórios de objetos de aprendizagem - acesso | pt_BR |
dc.subject | Rived (Rede Interativa Virtual de Educação). | pt_BR |
dc.subject | Pesquisas em repositórios | pt_BR |
dc.title | O acesso aos objetos de aprendizagem no ambiente Rived. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Silva, Roosewelt Lins | - |
dc.description.abstract-ptbr | Analisa como acontece o acesso no repositório de objetos de aprendizagem Rede Interativa Virtual de Aprendizagem (RIVED) e questões relativas fatores que podem interferir na satisfação dos usuários do ambiente, tais como: o processo de catalogação, a recuperação dos objetos, aos mecanismos de busca oferecidos, os padrões utilizados de orientação aos objetos de aprendizagem utilizados pelo repositório e a importância do bibliotecário para o aperfeiçoamento do mesmo. Este trabalho se propõe a analisar estas questões e sugerir mudanças para a melhoria do repositório em questão. Na primeira etapa da pesquisa é realizada a pesquisa documental, seguida de várias consultas e verificações diretamente no site do RIVED, além de uma comparação entre o mesmo e o repositório Multimedia Educacional Resource for Learning na Online Teaching (MERLOT). Também é aplicado um questionário, com dois grupos. diferentes de usuários, sendo o primeiro integrado por participantes do grupo PROATIV A, da Universidade Federal do Ceará e, o segundo, composto por professores de uma escola pública de Fortaleza, Ceará, Brasil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_fdguedes.pdf | 29,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.