Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52664
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Uso compartilhado do celular por crianças e familiares: implicações para privacidade on-line e mediação parental |
Título en inglés: | Shared mobile phone use by children and family members: implications for online privacy and parental mediation |
Autor : | Máximo, Thinayna Mendonça Sampaio, Inês Sílvia Vitorino |
Palabras clave : | Infância;Privacidade on-line;Mediação parental |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Mídia e Cotidiano |
Citación : | MÁXIMO, Thinayna Mendonça; SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino. Uso compartilhado do celular por crianças e familiares: implicações para privacidade on-line e mediação parental. Revista Mídia e Cotidiano. V. 14, n.1, jan./jun.2020. p.55-73. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem como objetivo discutir as implicações do uso compartilhado de celulares por crianças de 10 a 12 anos, moradoras da periferia de Fortaleza (CE). Num contexto em que as mídias móveis fazem parte do cotidiano infantil (MASCHERONI; CUMAN, 2014) e sugerem um uso individualizado desses dispositivos, as experiências analisadas revelam que o compartilhamento do celular é a principal alternativa para o acesso à internet. Por meio de uma metodologia de inspiração etnográfica, o estudo mostrou que o compartilhamento do celular pelas crianças e seus familiares não implica, necessariamente, uma mediação parental mais ativa, pois as crianças desenvolvem estratégias para lidar com a constante supervisão, de modo a garantir sua privacidade. |
Abstract: | aged 10 to 12, living in the outskirts of Fortaleza (CE). In a context in which mobile media are part of children’s daily life (MASCHERONI; CUMAN, 2014), which might suggest that there is an individualized and private use of these devices, the experience of four children living in the periphery reveals that the sharing of mobile phones represents the main alternative for internet access. Drawing from a methodological approach inspired by the ethnographic tradition, this article addresses some of the implications of this shared use related to online privacy and parental mediation. In this context, children develop their own strategies to deal with this situation of constant supervision by others to ensure their privacy |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52664 |
ISSN : | 2178-602X |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_tmmaximo.pdf | 219,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.