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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Argumentação e debate: reflexões para uma teoria da discussão segundo Mcburney e Hance
Autor : Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Gomes, Dannytza Serra
Freitas, Maria Leidiane Tavares
Palabras clave : McBurney, James Howard, 1905-1986. Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate (Linguística - 1959);Hance, Kenneth G. Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate (Linguística - 1959);Argumentação;Discussão;Debate
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Eletrônica DECT
Citación : VASCONCELOS, Sandra Maia Farias; GOMES, Dannytza Serra; FREITAS, Maria Leidiane Tavares. Argumentação e debate: reflexões para uma teoria da discussão segundo Mcburney e Hance. Revista Eletrônica DECT, Vitória (ES), v. 7, n. 1, p. 80-102, abr. 2017.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência.
Abstract: The purpose of this study was to develop an essay on the work of James H. McBurney and Kenneth G. Hance - Principles, Methods and Technique of Argumentation and Debate, from the original English Discussion in Human Affairs, edited by Harper & Brothers, New York in 1950. The authors draw in this didactic work a clear distinction between the concepts of discussion and debate, approaching their meaning in the context of the English language, in search of solutions and competition between antagonistic opinions. The authors will thus constitute a theory of discussion grounded in the conceptions of research, constructive thinking, criticism and cooperation, without neglecting the importance of the debate, and its conceptions of defense, intentional reasoning, propaganda and competition. At the end of the reading, we can signal to the basic characteristic of the leader-speaker who is to know the subject to be treated and to assume a posture that demonstrates security and coherence.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52660
ISSN : 2236-2150
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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