Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52653
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares |
Título en inglés: | The management decentralization: from educational policies to school practices |
Autor : | Zientarski, Clarice Sagrillo, Daniele Rorato Pereira, Sueli Menezes |
Palabras clave : | Descentralização de trabalho;Regimento Escolar;Gestão escolar;Organização escolar |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Eccos - Revista Científica |
Citación : | ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. A descentralização da gestão: das políticas educacionais às práticas escolares. Eccos - Revista Científica, São Paulo, SP, v. 29, p. 63-80, set./dez. 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho analisa-se como a escola conduz o processo de criação e sustentação de um espaço favorável à descentralização de poder e à participação plena da comunidade escolar no processo de gestão, buscando as interfaces presentes entre as políticas educacionais em nível macro e a sua efetivação nas práticas escolares. Utilizam-se como fonte de análise o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e entrevistas com dez professores da Rede Pública Municipal/RS. No estudo indicamos que a temática em discussão é tratada como concessão e não como direito, impossibilitando a comunidade de fazer valer suas ideias e definir os rumos da gestão. Demonstramos um posicionamento distanciado de uma proposta coletiva e descentralizada de trabalho, considerando sua divisão entre uma equipe que “pensa” e o conjunto que executa. Isso reforça a necessidade da construção de um trabalho coletivo, crítico e contextualizado no enfrentamento de mudanças substanciais da organização escolar. |
Abstract: | In this work we analyze how the school leads the creation and sustaining process of a favorable place to the power decentralization and to the full participation of the school community in the management process, looking for the connections present between the educational policies in macro level and its effectiveness in the school practices. It was used as the analysis source, the Political Pedagogical Project, the School Regiment and interviews with ten teachers of the Municipal Public Network /RS. In the study we indicate that the theme in discussion is treated as concession and not as right, making impossible the community to assert their ideas and define the management direction. We demonstrate a farther position from a collective and decentralized purpose of work, considering the work division between a group that ‘thinks’ and the group that performs. This reinforces the need of building a collective, critical and centralized work in the face of substantial changes in the school organization. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52653 |
ISSN : | 1517-1949 1983-9278 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_drsagrilloczientarski.pdf | 340,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.