Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Editorial |
Autor(es): | Alencar, Claudiana Nogueira de Araújo, Nukácia Meyre Silva |
Palavras-chave: | Editorial;Linguística Aplicada;Letramento;Análise do Discurso;Ensino e aprendizagem de língua materna;Socioconstrutivismo |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Linguagem em Foco |
Citação: | ALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015. |
Resumo: | O volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599 |
ISSN: | 2674-8266 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_cnalencarnmsaraujo.pdf | 64,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.