Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Claudiana Nogueira de-
dc.contributor.authorAraújo, Nukácia Meyre Silva-
dc.date.accessioned2020-06-26T09:03:04Z-
dc.date.available2020-06-26T09:03:04Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationALENCAR, Claudiana Nogueira de; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva. Editorial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 1, p. 9-10, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52599-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEditorialpt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua maternapt_BR
dc.subjectSocioconstrutivismopt_BR
dc.titleEditorialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO volume 7, da Revista Linguagem em Foco em seus números 1 e 2, atesta a natureza multi e interdisciplinar da Linguística Aplicada. Os números em foco, tais como a Linguística Aplicada, apresentam-se a partir de diversos centros, uma vez que abrigam artigos de pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Tanto o Vol 7, n. 1 – número diversificado, quanto o Vol. 7, n. 2 – número temático sobre “Linguagem e Subjetividade”, mostram que pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Ciência Política, Educação, Antropologia, Comunicação e Sociologia podem contribuir para o diálogo entre saberes, tão necessário para pensarmos a linguagem na contemporaneidade. Desse modo, podemos dizer que todos os artigos se subscrevem à visão de uma Linguística Aplicada voltada para as práticas sociais, perspectiva assumida pela Revista Linguagem em Foco. Este primeiro número do volume 7 de 2015 traz dez artigos com temas variados que envolvem desde os estudos dos letramentos, da tradução, do discurso, do ensino à formação em direitos humanos. O primeiro artigo, de Antonio Oziêlton de Brito Sousa e Claudiana Nogueira de Alencar, apresenta um estudo etnográfico das práticas de letramento do Programa Pró-Jovem Campo, para mostrar a relação entre linguagem e (des)colonialidade. O artigo de David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira e Jacqueline Lidiane de Souza Prais focaliza a Educação em Direitos Humanos (EDH) , a partir da análise dos sentidos sobre a humanização da educação e do ensino brasileiros, por meio da compreensão das Diretrizes Curriculares da EDH e da ‘Nova’ Formação Inicial e Continuada para os profissionais do magistério da Educação Básica. O terceiro artigo de autoria de Gilvan Santana de Jesus e Wilton James Bernardo-Santos tem por objetivo apresentar uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, considerando o impeachment enquanto um acontecimento discursivo.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_cnalencarnmsaraujo.pdf64,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.