Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título : | A história nos cadernos: os cadernos de estudo do pacto pelo fortalecimento do ensino médio e suas relações com a didática da história |
| Autor : | Campos, Raul Carlos |
| Palabras clave : | Ensino Médio;Didática;Processo Ensino-aprendizagem |
| Fecha de publicación : | 2016 |
| Editorial : | UFC |
| Citación : | CAMPOS, Raul Carlos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.276-284.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este artigo trata do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um curso de formação continuada para professores instituído pelo governo federal brasileiro no ano de 2013. O foco é relacionar o principal material didático desta formação de professores, os Cadernos de Estudo, com o referencial da didática da história. Assim a metodologia baseou-se inicialmente em contextualizar os documentos oficiais referentes, como é o caso das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o Documento Orientador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Cadernos de Estudo, em seguida relacionando as propostas contidas nos Cadernos de Estudo com os desdobramentos da Didática da História para a formação de professores, com referenciais em Rüsen (1987), Schmidt & Garcia (2005) e Barca (2011). PALAVRAS-CHAVE: Pacto pelo Ensino Médio. Formação de professores. Didática da História |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52577 |
| ISSN : | 2237-2229 |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_eve_rccampos.pdf | 151,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.