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dc.contributor.authorRocha, Luna Karoline Sousa-
dc.contributor.authorMelo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2020-06-23T10:02:29Z-
dc.date.available2020-06-23T10:02:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationROCHA, Luna Karoline Sousa; MELO, Bárbara Olímpia Ramos de. Gêneros textuais e o ensino da oralidade no 8º Ano do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos de língua portuguesa. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 5, n. 2, p. 55-68, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52519-
dc.description.abstractIn this paper, we intend to analyze how the Portuguese language textbooks of the 8th year of Basic Education (EB) have approached the orality teaching. The theoretical assumptions are based on Antunes (2003), Cardoso (1999), Favero (2003), Marcuschi (1997(2003), Pretti (1999), Ramos (1997) and Rojo (2000, 2003). Three Basic education textbooks that were used in 2012 by municipal public schools in Teresina were analyzed,. The results point to the existence of an effort by the textbooks authors to teach orality, although they are not sufficient to account for the complexity of this language type.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino da oralidadept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.titleGêneros textuais e o ensino da oralidade no 8º Ano do ensino fundamental: uma análise de livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, pretendemos analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º ano da educação básica (EB) têm abordado o ensino da oralidade. Os pressupostos teóricos foram baseados em Antunes (2003), Cardoso (1999), Fávero (2003), Marcuschi (1997) e (2003), Pretti (1999), Ramos (1997) e Rojo (2000) e (2003). Foram analisados, então, três livros didáticos da EB que foram utilizados no ano de 2012 em escolas municipais de Teresina. Resultados apontam para a existência de um esforço por parte dos autores de livros didáticos em abordar a oralidade, embora eles não sejam suficientes para dar conta da complexidade dessa modalidade da língua.pt_BR
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