Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52456
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Letramento no ensino médio: resultado de testes com alunos do 3º ano |
Autor : | Torres, Fábio Fernandes Moura, Lorena Silva |
Palabras clave : | Letramento;Escrita;Leitura;Linguística - Aspectos sociais |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Revista Linguagem em Foco |
Citación : | TORRES, Fábio Fernandes; MOURA, Lorena Silva. Letramento no ensino médio: resultado de testes com alunos do 3º ano. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 67-78, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo discute os níveis de letramento de alunos do 3º ano Ensino Médio de uma escola pública de Ipiranga - PI, baseado em testes de letramento e nas contribuições teóricas de Soares (2012), Mortatti (2004), Sousa, Corti e Mendonça (2012), Bunzen e Mendonça (2006) e Matêncio (1994). Foram aplicados questionários aos docentes para verificar suas concepções de letramento e alguns testes aos alunos para verificar os níveis de letramento. Os resultados demonstraram que (a) os professores reconhecem as formas de desenvolver o letramento dos discentes, mas suas práticas docentes ainda estão focadas na apropriação de signos linguísticos descontextualizados e (b) os alunos apresentam desempenho satisfatório na leitura de informações presentes na superfície textual, o que corresponde a um nível de letramento básico e intermediário, mas têm dificuldades de estabelecer uma relação de sentido entre o texto e o contexto amplo, acionando conhecimentos acumulados. |
Abstract: | This article discusses the literacy levels of 3rd year high school students from a public school in Ipiranga - PI, based on literacy tests and the theoretical contributions of Soares (2012), Mortatti (2004), Sousa, Corti and Mendonça (2012) ), Bunzen and Mendonça (2006) and Matêncio (1994). Questionnaires were applied to the teachers to verify their conceptions of literacy and some tests were applied to the students to check the levels of literacy. The results have showed that (a) teachers recognize the ways of developing the literacy of students, but their teaching practices are still focused on the appropriation of decontextualized linguistic signs and (b) students present a satisfactory performance in reading information present on the textual surface, which corresponds to a basic and intermediate level of literacy, but they have difficulties in establishing a relation of meaning between the text and the broad context, by knowledge accumulated. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52456 |
ISSN : | 2674-8266 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_fftorreslsmoura.pdf | 466,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.