Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lúcio Flávio Gondim da | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T04:22:12Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T04:22:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lúcio Flávio Gondim da; MENDES, Maria das Dores Nogueira.Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos. Revista Versalete, Curitiba (PR), v. 2, n. 3, p. 110-121, jul./dez. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-1028 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52416 | - |
dc.description.abstract | This article intends to research some perspectives of language and text adopted by different linguistic schools, showing concepts and contrasts between the views presented. Such issues will be approached in a deeper way through the comparative analysis of two schoolbooks, both adopted in Elementary Education II. The analysis points to the presence of a conception of language as a code in the book of 1999 and to the presence of a more social interactionist perspective in the 2004 book. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Versalete | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Concepções de língua e análise de gramáticas de língua materna: aproximações e distanciamentos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo pretende investigar algumas perspectivas de língua e texto adotadas por diferentes vertentes linguísticas, mostrando conceitos e contrastes entre os pontos de vista apresentados. Tais questões serão abordadas de forma mais aprofundada dentro da análise comparativa de dois livros didáticos adotados no Ensino Fundamental II. A análise aponta para a presença de uma concepção de língua enquanto código em um livro de 1999 e para a de uma perspectiva mais sociointeracionista em outro, de 2004. | pt_BR |
dc.title.en | Conceptions of language and analysis of mother language grammars: similarities and differences | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_lfgsilvamdnmendes.pdf | 869,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.