Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52380
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Subjetividade e mediação pedagógica: reposicionando o sujeito em situação de deficiência intelectual para a apropriação da leitura e da escrita |
Título en inglés: | Subjectivity and pedagogical mediation: repositioning the subject in an intelectually disabled situation for the appropriation of reading and writing |
Autor : | Figueiredo, Rita Vieira de Rocha, Silvia Roberta da Mota Poulin, Jean-Robert |
Palabras clave : | Deficiência intelectual;Mediação pedagógica;Leitura e escrita;Subjetividade |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - REVASF |
Citación : | FIGUEIREDO, Rita Vieira de; ROCHA, Silvia Roberta da Mota; POULIN, Jean-Robert. Subjetividade e mediação pedagógica: reposicionando o sujeito em situação de deficiência intelectual para a apropriação da leitura e da escrita. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - REVASF, Petrolina (PE), v. 8, n. 15, p. 3-29, jan./abr. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Analisamos a mediação pedagógica em leitura e escrita na produção de subjetividades de alunos com deficiência intelectual por meio de uma pesquisa sociocultural. Objetivamos compreender o papel da mediação pedagógica no processo de ressignificação da subjetividade fundamentada na identidade de dominação em prol daquela baseada na identidade de resistência/projetos, pelo reposicionamento destes alunos na relação pedagógica quando se constroem sujeitos ativos. A pesquisa foi desenvolvida por meio da observação participante de sessões de leitura/escrita e da análise de fichas avaliativas destas sessões realizadas com 20 alunos, sendo 12 sujeitos focais. Neste artigo ressaltamos os dados de um sujeito representativo deste grupo. São analisados os procedimentos de mediação construídos na atividade letrada Leitura Compartilhada de Histórias focalizando os aspectos funcionais do desenvolvimento cognitivo referente à apropriação da leitura/da escrita. Os resultados indicam a afirmação deste sujeito pela negação da leitura/escrita na relação pedagógica; a sua conformação com o ganho secundário da deficiência pela dependência extrema do outro; e a internalização da representação inferiorizada produzida pela ideologia da deficiência/normalidade. Demonstram ainda, ao término do estudo, avanços deste aluno nos processos de alfabetização e de letramento, encontrando-se em etapa final do processo de aquisição da escrita, aspecto que, juntamente com a exitosa mediação, foram impulsionadores do reposicionamento do sujeito e da produção da subjetividade baseada na identidade de resistência/projetos, muito embora ainda persistam atitudes de resistência. Concluímos sugerindo a construção de relações pedagógicas resilientes pela articulação de procedimentos de mediação pertinentes ao letramento, à construção da subjetivação e à ressignificação de subjetividades, bem como à valorização da metacognição situada na atividade social. |
Abstract: | Through a sociocultural research, we have analyzed the pedagogical mediation in reading and writing in the production of subjectivities of intellectually disabled students. Our objective is to understand the role of pedagogical mediation in the subjectivity redefinition process based on the identity of domination in favor of one based on the identity of resistance/projects, by repositioning these students in a pedagogical interaction when active subjects are built. The research was developed by the participant observation of reading/writing sessions and the analysis of its evaluative sheets – the sessions were composed by 20 students, 12 of which being focal subjects. In this article we emphasize the data of this group’s representative subject. There is also the analysis of the mediation procedures created in the literate activity Shared Reading of Stories, with focus in the functional aspects of cognitive development relative to the appropriation of reading and writing. The results point out the affirmation of this subject by the denial of reading/writing in the pedagogical interaction; its conformation with the secondary gain of disability by extreme dependency of the other; and the internalization of marginalized representation created by the disability/normalcy ideology. By the end of the study, the results can also indicate the advances of this student in the processes of literacy and literacy instruction, finding themselves in the final stage of the writing acquisition process. This aspect, when paired with the successful mediation, were boosters of the subject’s repositioning and production of subjectivity based on the identity of resistance/projects, even though attitudes of resistance persist. We conclude by suggesting the formation of resilient pedagogical relations by articulating procedures of mediation relevant to literacy, the construction of subjectivation and the redefinition of subjectivities, as well as the appreciation of metacognition located in social activity. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52380 |
ISSN : | 2177-8183 |
Aparece en las colecciones: | DEE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rvfigueiredojrpoulin.pdf | 938,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.