Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52314
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A construção de identidades discursivas em textos sincréticos: IstoÉ x Veja, Dilma x Serra
Título en inglés: The construction of discursive identities in the syncretic text “magazine cover”
Autor : Leite, Ricardo Lopes
Cabral, Susy Anne Almeida
Palabras clave : Semiótica;Semiótica Discursiva;Identidade discursiva;Texto sincrético
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Revista Estudos Semióticos
Citación : LEITE, Ricardo Lopes; CABRAL, Susy Anne Almeida. A construção de identidades discursivas em textos sincréticos: IstoÉ x Veja, Dilma x Serra. Revista Estudos Semióticos, São Paulo (SP), vol. 9, n. 1, p. 13 -21, jul. 2013.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo tem por objetivo analisar, à luz da semiótica greimasiana, a construção de identidades discursivas dos ex-presidenciáveis Rousseff e Serra em capas das revistas semanais VEJA e IstoÉ. Por identidade discursiva compreendemos a “imagem-fim” construída dialogicamente com base nos simulacros que os textos fornecem, tanto de seu enunciador, quanto de seu enunciatário. Trata-se, portanto, de uma identidade advinda e resultante do discurso. Do ponto de vista semiótico, as capas de revista são textos sincréticos em que se manifesta um efeito enunciativo global resultante da articulação de mais de uma linguagem no plano da expressão. Visto que as capas servem como porta de entrada para a manipulação, interessa-nos investigar como, nesses textos, categorias plásticas do plano da expressão articulam-se com categorias do plano do conteúdo para simular as identidades dos candidatos. Supomos que essa articulação cria um jogo de imagens que pode revelar, nas escolhas do enunciador, a euforização ou disforização da imagem de um candidato em detrimento de outro.
Abstract: This paper aims to analyze, according to greimassian semiotics, the construction of discursive identities of the former president candidates Rousseff and Serra on the covers of VEJA and IstoÉ, two Brazilian weekly magazines. We understand discursive identity as the “end-image” which is dialogically constructed in texts, based on what is provided about the enunciator and the enunciatee. That means discursive identity comes from discourse and is a result of it. From the point of view of French semiotics, magazine covers are syncretic texts, which have a global enunciative effect as a result of the articulation of the languages on the expression plane. Given that magazine covers are the first device to manipulate readers, it is of interest to examine how plastic categories of the expression plane connect with categories of the content plane in such texts, in order to simulate the identities of both candidates. We assume that this articulation creates an image game which can reveal the enunciator’s choice of presenting the candidate as euphoric or dysphoric.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52314
ISSN : 1980-4016
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_art_rlleitesaacabral.pdf254,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.