Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52132
Tipo: | TCC |
Título : | Investigação de metodologias de design de interface com foco na acessibilidade de pessoas com transtorno do espectro autista |
Autor : | Rodrigues, Maria Elanne Mendes |
Tutor: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
Palabras clave : | Design de Interface;Mapeamento Sistemático da Literatura;Transtorno do Espectro Autista;Acessibilidade |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | RODRIGUES, Maria Elanne Mendes. Investigação de metodologias de design de interface com foco na acessibilidade de pessoas com transtorno do espectro autista. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O uso de tecnologias vem demonstrando ser uma ferramenta potencial de apoio no processo de terapia e ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Existem diversos websites e aplicativos voltados a pessoas com TEA, no entanto, a maioria dos sistemas apresentam problemas em relação à acessibilidade e usabilidade, devido à falta de adoção de estratégias de design eficientes para prover uma interação e interface adequada ao usuário. Profissionais e pesquisadores da área de Tecnologia de Informação (TI) podem enfrentar dificuldades na definição da metodologia de design de interface adequada para este público- alvo. Portanto, torna-se necessário o acesso a informações sobre artefatos para promover a acessibilidade dos usuários autistas e melhorar o processo de desenvolvimento de tecnologias voltadas para esse público. Esta pesquisa tem por finalidade a realização de um mapeamento sistemático da literatura para possibilitar a identificação, seleção e análise de dados de publicações científicas sobre metodologias de design de interface para sistemas voltados a usuários autistas, especificando as metodologias de design existentes e o contexto de aplicação em que foram adotadas, e permitir o projeto de tecnologias com maior qualidade de uso. Para isso, este trabalho apresenta a criação de um catálogo com diretrizes de design, para auxiliar os projetistas na elaboração de interfaces de tecnologias desenvolvidas para usuários com TEA, de maneira que atenda às necessidades dos usuários. |
Abstract: | The use of technologies has proven to be a potential support tool in the therapy and teaching process of people with Autistic Spectrum Disorder (ASD). There are a number of websites and applications aimed at people with ASD, however most systems have accessibility and usability issues due to the lack of effective design strategies to provide appropriate user interface and interaction. Information Technology (IT) professionals and researchers may face difficulties in defining the appropriate interface design methodology for this audience. Therefore, access to information about artifacts is necessary to promote the accessibility of autistic users and improve the process of developing technologies aimed at this public. This research aims to conduct a systematic literature mapping to enable the identification, selection and analysis of data from scientific publications on interface design methodologies for autistic user systems, specifying existing design methodologies and application context adopted, and allow the design of technologies with higher quality of use. To this end, this paper presents the creation of a catalog with design guidelines, to assist designers in the elaboration of technology interfaces developed for users with ASD, so that it meets the needs of users. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52132 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_memrodrigues.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.