Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52098
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conversas sobre Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso: discurso racista e favorecimento da imagem do grupo de pertença
Autor(es): Pereira, Ana Cristina Ribeiro
Palavras-chave: Memória social;Representações sociais;Discurso;Análise crítica discursiva
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: PEREIRA, Ana Cristina Ribeiro. Conversas sobre Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso: discurso racista e favorecimento da imagem do grupo de pertença. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 109-129, 2019.
Resumo: Yvone Kane (2015), de Margarida Cardoso, é um filme que traz ao presente memórias de um período revolucionário e pós-revolucionário, que envolvem portugueses e moçambicanos e que questionam as representações sociais da história correntes. Como dialogam jovens portugueses e moçambicanos com as representações do ‘outro’ africano/europeu propostas pela obra? Qual a relação que se desenvolve com um filme que questiona discursos vigentes sobre a história e a identidade de ambos os países? O filme foi mostrado e discutido em universidades em Portugal e em Moçambique, com alunos de licenciatura. Apresenta-se uma leitura de Yvone Kane, seguida pelo resultado dessas conversas, numa análise de caráter crítico discursivo que desvela a persistência de estereótipos racistas, bem como a construção de narrativas que favorecem a imagem do grupo de pertença.
Abstract: Yvone Kane (2015) by Margarida Cardoso is a film that brings to the present memories of a revolutionary and post-revolutionary period, involving Portuguese and Mozambicans, and which question current social representations of history. How do young Portuguese and Mozambicans dialogue with the representations of the African/European “other” proposed by the film? What relationship do they develop with a film that questions current discourses about history and identity, in both countries? The film was shown and discussed in universities in Portugal and in Mozambique, with undergraduate students. We present a reading of Yvone Kane and then the result of these conversations, in a critical discursive analysis, that reveals the persistence of racist stereotypes, as well as the construction of narratives that favor the image of the belonging group.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52098
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_acrpereira.pdf510,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.