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dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorBarros, Marcilene Gaspar-
dc.contributor.authorSilva, Elinaldo Soares-
dc.date.accessioned2020-06-03T09:20:08Z-
dc.date.available2020-06-03T09:20:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Júlio César Rosa de; BARROS, Marcilene Gaspar; SILVA, Elinaldo Soares. Práticas de reescrita no ensino do gênero resenha. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 15, n. 1, p. 109-130, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52093-
dc.description.abstractThe writing of academic genres demands proficiency and reflection and must be viewed as a continuous rewriting process marked by many linguistic-textual adjustments. Believing in the possibility of teaching this process to the students, we discuss in this paper the rewriting of the genre ‘review’ by students of the undergraduate course of Languages and Literatures from the Federal University of Ceara – Brazil. Through Fabre-Cols’ theoretical propositions about the rewriting of texts and Swales’ theory of genre, we analyzed the changes that the students made to the genre for a subject called “Reading and Writing of Academic Texts”. The data show that all the changes are directly related to the genre’s characteristic rhetorical moves, which the students were able to internalize during the oriented rewriting activity in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Discursivaspt_BR
dc.subjectTeoria de gênerospt_BR
dc.subjectGênero textual resenha acadêmicapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.titlePráticas de reescrita no ensino do gênero resenhapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escrita de gêneros acadêmicos exige perícia e reflexão e deve se configurar como um processo constante de reescrita, marcado por muitos ajustes linguístico-textuais. Acreditando que a vivência desse processo pode ser ensinada, o objetivo deste artigo é refletir sobre a reescrita do gênero resenha por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). A base teórica desse exercício de análise procede da perspectiva de reescrita proposta por Fabre-Cols (2002) e da teoria de gêneros de Swales (1984; 1990). À luz desses autores, analisamos as mudanças efetuadas em resenhas acadêmicas (re) escritas por esses estudantes no decorrer da disciplina “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos” (LPTA). Os resultados revelam que muitas das alterações realizadas pelos estudantes relacionam-se diretamente aos movimentos retóricos característicos do gênero, apropriados mais significativamente por eles durante a reescrita orientada em sala de aula.pt_BR
dc.title.enThe process of rewriting in the teaching of genre reviewspt_BR
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