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Tipo: Artigo de Periódico
Título : O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de Inglês
Título en inglés: The role of textbooks for promoting autonomy in english learning
Autor : Lima, Samuel de Carvalho
Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira
Palabras clave : Ensino da língua inglesa;Livro didático;Autonomia;Escola pública
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Citación : LIMA, Samuel de Carvalho; VIEIRA, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira. O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de Inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 20, n. 1, p. 217-244, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo investiga o papel do livro didático no desenvolvimento da autonomia dos alunos no ensino de inglês como língua estrangeira, com base na análise de conteúdo de três livros didáticos e de entrevistas com seis professoras que os utilizavam. Os livros didáticos analisados incluem atividades com potencial de desenvolvimento da autonomia, embora em número limitado e com incidência maior em processos de aprendizagem/uso da língua e menor em processos didáticos e no eu do aluno. As professoras reconhecem a importância do livro didático mas também a sua insuficiência numa pedagogia para a autonomia, complementam-no com estratégias centradas nos alunos e apontam a prevalência de culturas de ensino adversas a esta abordagem. Do estudo emerge uma proposta exploratória de reflexão-ação para a promoção da autonomia, relativa ao livro didático (pressupostos e atividades) e ao professor (concepções, premissas, estratégias e constrangimentos).
Abstract: The present study investigates the role of textbooks for promoting learner autonomy in teaching English as a foreign language, drawing on the content analysis of three textbooks and interviews to six teachers who used them. The textbooks include activities that can potentially promote learner autonomy, although in a reduced number and mostly focused on processes of language learning/ use rather than on didactic processes and the learner’s self. The teachers acknowledge the importance of textbooks but also their limitations for promoting autonomy, use complementary learner-centred strategies, and point out the prevalence of teaching cultures that constrain this approach. An exploratory reflection-action framework for promoting autonomy emerges from the study as regards the textbook (assumptions and activities) and the teacher (conceptions, premises, strategies, and constraints.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52024
ISSN : 1984-6398
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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