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Tipo: Tese
Título: Ifá e Odus: interdisciplinaridade, lógica binária, e filosofia africana
Autor(es): Delfino, Jair
Orientador: Cunha Junior, Henrique Antunes
Palavras-chave: Filosofia africana da tradição do Ifá;Arquétipos;Interdisciplinaridade;Mitos;Estética africana
Data do documento: 2020
Citação: DELFINO, Jair. Ifá e Odus: interdisciplinaridade, lógica binária, e filosofia africana. 2020. 150f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Dentro dos estudos de história e cultura africana e afrodescendente, a presente Tese faz uma inserção inovadora dentro da tradição africana do Ifá. O Ifá é um corpo literário e filosófico, que descende de uma divindade entre dois mundos entendidos como o físico e o espiritual. Tem como objetivo as sistematizações das representações do Ifá, que trabalham as questões sobre álgebra binária e a organização dos significados do Ifá. A importância deste tema está em examinar, apresentar e discutir conhecimentos específicos de uma cultura e tradição que tem como processo educativo a oralidade e a preservação da cultura e desenvolver a capacidade interdisciplinar e as potencialidades da memória, bem como inserir valores e princípios voltados ao religare do ser humano com a natureza como um corpo único. Adicionamos à nossa proposta a preocupação com o desenvolvimento sistemático do educando; neste intuito apresentamos uma discussão, buscamos estar de acordo com a Lei nº 10.639/03, contribuindo para mesma na busca da identidade e o pertencimento do povo afrodescendente face à ciência por detrás da filosófica africana, matemática binária, memória, estética, arquétipos genealógicos e interdisciplinaridade inter-relacional e inter-pessoal de cada um, como potencialidades a serem desenvolvidas. Usa como metodologia a pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão literária e pesquisa documental. Os resultados obtidos se consolidam através de métodos binários de avaliação do ser humano, importante complemento para psicopedagogia das predisposições de comportamento do ser humano; também apresenta a dimensão que atinge a interdisciplinaridade, em virtude da cognição através das memórias, de sua consolidação e dos dispositivos formadores de conceitos importantes na consumação do apreender e entender em virtude de vislumbrar a formação interdisciplinar do educador e educando.
Abstract: Within the studies of African and Afrodescendant history and culture, this Thesis makes an innovative insertion within the African tradition of the Ifá. The Ifá is a literary and philosophical body, which descends from a divinity between two worlds understood as the physical and the spiritual. Its objective is to systematize the representations of the Ifá, which work on questions of binary algebra and the organization of the meanings of the Ifá. The importance of this theme lies in examining, presenting and discussing specific knowledge of a culture and tradition that has as its educational process the orality and preservation of culture, and developing the interdisciplinary capacity and potentialities of memory, as well as inserting values and principles aimed at the religare of the human being with nature as a single body. We add to our proposal the concern with the systematic development of the learner; in this intention we present a discussion, we seek to be in accordance with Law nº. 10,639/03, contributing to it in the search for identity and belonging of the Afrodescendant people to the science behind the African philosophical, binary mathematics, memory, aesthetics, genealogical archetypes and interrelational and inter-personal interdisciplinarity of each, as potentialities to be developed. It uses as methodology qualitative research, carried out through literary revision and documental research. The results obtained are consolidated through binary methods of evaluation of the human being, an important complement for psycho-pedagogy of the predispositions of behavior of the human being; it also presents the dimension that reaches interdisciplinarity, by virtue of the cognition through memories, its consolidation and the devices that form important concepts in the consummation of apprehension and understanding by virtue of glimpsing the interdisciplinary formation of the educator and educator.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52007
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