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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho de meninos excepcionais na década de 1940
Título em inglês: Helena Antipoff and the Rosário Farm: the education by the work for the exceptional children and adolescents in 1940s
Autor(es): Rafante, Heulália Charalo
Lopes, Roseli Esquerdo
Palavras-chave: Educação especial;Pessoas com Deficiência - história;Institucionalização;Criança institucionalizada - educação
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Citação: RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho de meninos “excepcionais” na década de 1940. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), v. 19, n. 3, p. 144-152, set./dez. 2008.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais, cuja análise buscou fazer emergir a história da Fazenda do Rosário, instituição criada em 1940, pela psicóloga e educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos “excepcionais” de Belo Horizonte. Observou-se as ações pedagógicas, o perfil e a trajetória dos internos, além das reações ao processo de institucionalização – entendido como um instrumento dos setores dominantes da sociedade para conservar a ordem vigente, no sentido de detectar o diferente e isolá-lo, numa estrutura de organização social que produz a contradição. Verificou-se, com relação às ações empreendidas por Helena Antipoff, se atenderam às necessidades das crianças e dos adolescentes institucionalizados ou se constituíram enquanto resposta ao meio social em que se instalou a instituição. Concluiu-se que a formação dos meninos tinha por objetivo prepará-los para o trabalho e o fio condutor das atividades foi o próprio trabalho, que substituía os estudos e as brincadeiras e os obrigava a se comportarem como adultos trabalhadores. Essa educação visava à produção da adaptação dos internos a uma realidade social pré-estabelecia, sendo, portanto, a educação ‘apenas’ um meio para, de fato, proteger e conservar o ordenamento social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51955
ISSN: 2238-6149
1415-9104
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