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Tipo: Artigo de Evento
Título: Pedagogia e o estágio na formação do pedagogo: A imitação, a técnica, o criticismo, o intervencionismo e a etnografia
Autor(es): Bonfim, Antonio Carlos Ferreira
Palavras-chave: Pedagogia;História-Ensino;Ciência
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: BONFIM, Antônio Carlos Ferreira. Pedagogia e o estágio na formação do pedagogo: A imitação, a técnica, o criticismo, o intervencionismo e a etnografia. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 241-254. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumo: Desde o século XIX se pergunta se a Pedagogia é um ofício ou uma ciência. Talvez hoje em dia seja mais correto dizer que ela parece reunir as duas coisas – ainda que numa forma desafinada. Exatamente porque do século XIX em diante, muitos ofícios, que se reproduziam por processos predominantemente originados da prática, passaram a ganhar também estatutos de ciência, com exigência de formação acadêmica em núcleos de ensino e pesquisa, como forma de incrementar a formação dos novos quadros mediante conhecimentos originados pela prática e de estudos gerados pela pesquisa científica. Mas o que é um ofício? Para essa questão podem existir inúmeras possibilidades de respostas. Porém, dentre as possibilidades, pode-se dizer que ofício designa uma atividade laboral especializada, cujo domínio e realização requerem conhecimento, esforço, habilidade, técnicas e instrumentos específicos – como, por exemplo, os ofícios de advogado, arquiteto, ator, engenheiro, escultor, músico, pedagogo, pediatra, psicanalista, psicólogo e tanto outros. Hoje podemos dizer que os ofícios reproduzidos mediante formação acadêmica correspondem a um conjunto de práticas e rotinas recursivas, baseadas em valores, regras e conhecimentos gerais e particulares, originários e norteados tanto por aprendizagens de processos oriundos da prática quanto por disciplinas referenciadas em estudos científicos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51774
ISSN: 2237-2229
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